Projeto Novas Trilhas investe no potencial de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em Sobral (CE)
Gabriel*, 16 anos, nascido e criado em Sobral, no Ceará, viveu recentemente o trauma do falecimento da mãe e se viu sozinho no mundo. Inserido em um contexto de vulnerabilidade, sem perspectivas de futuro e uma rede de apoio, ele buscou saídas para preencher o vazio que sentia. Foi quando o adolescente cometeu um ato infracional e, por ser menor de idade, cumpriu a medida socioeducativa prestando serviços comunitários no projeto Laços de Família, da Defensoria Pública de Sobral.
Nesse projeto, o jovem além de cumprir a medida socioeducativa pode desenvolver competências, aprender coisas novas e ampliar sua rede de apoio. “Eles me ensinaram noções básicas de informática e me deram alguns garrafões de água para que eu começasse a empreender e ter meu dinheiro sem precisar me envolver com coisas erradas novamente. Inclusive fizeram cartões de visita para divulgar meu serviço no território “, diz Gabriel.
“Considero que o maior avanço foi na expressão de emoções. Gabriel chegou quieto, com olhar mais distante ao falar com a equipe e, pouco a pouco, foi possibilitando aproximação para escuta, participação em reuniões com a equipe e por fim, de abraços. Percebemos uma inquietação nos primeiros dias o que nos instigou a reorganizar o espaço e identificar mais atividades para Gabriel a exemplo das xerox e encadernação de apostilas de cursos da plataforma EAD (Português e Informática) que posteriormente foram entregues para Centro Socioeducativo Zequinha Parente” relata Cláudia.
“A articulação com equipe do CREAS e Vara da Infância proporcionou uma aproximação com equipe do Novas Trilhas, no momento anterior ao encerramento da medida, buscando alinhar inclusive a situação do território onde Gabriel estaria inserido pois havia uma movimentação entre a casa do pai e da avó materna” comenta Cláudia Costa, coordenadora do programa Laços de Família. Foi assim, que aos 16 anos, após a prestação de serviço à comunidade cumprida junto ao Laços de Família, Gabriel conheceu o Novas Trilhas, projeto de acompanhamento pós-medida, e encontrou profissionais qualificados e acolhedores, além do suporte social e financeiro, por meio de uma bolsa, que ajudou no complemento da renda de sua família.
O Novas Trilhas é um projeto voltado para adolescentes e jovens que passaram por medidas socioeducativas nas cidades de Fortaleza e Sobral, executado pela Luta pela Paz (LPP) em parceria com o governo do Estado do Ceará. A iniciativa integra o Programa de Oportunidades e Cidadania (POC) proposto pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS).
Trabalhando a autoestima, pertencimento e protagonismo dos adolescentes e jovens, o projeto os inspira a escreverem novas narrativas para suas vidas.
“Me surpreendi com o Novas Trilhas pois sempre me trataram de uma forma especial. São pessoas de bom coração que realmente queriam me ajudar, coisa que não é tão comum na sociedade. A equipe do Novas Trilhas está me auxiliando para retornar à escola e finalizar meus estudos, por que tenho o objetivo de prestar concurso público para a polícia militar de Sobral, assim como meu avô, que é minha maior referência de homem e profissional” conta Gabriel.
Hoje, Gabriel é inspiração para muitas pessoas, inclusive para o educador social Lucas Menezes, que acompanha o jovem desde o início do projeto. “É lindo ver de perto a evolução e crescimento, principalmente o fortalecimento das relações familiares, o interesse com as políticas públicas do território e a realização de sonhos que, até pouco tempo atrás, nem existiam” declara Lucas.
“Consegui me reabilitar e não quero mais saber de nenhum tipo de ilusão que atrapalhe meu crescimento e desenvolvimento. Se eu pudesse dar um conselho para outros adolescentes e jovens é que somos muito inteligentes e podemos impactar nossos territórios com nosso legado de uma maneira positiva, pois um erro não define quem somos”, compartilha Gabriel.
Entre março e dezembro de 2022, além do Gabriel, o projeto Novas Trilhas atendeu a 324 jovens no Ceará e 50 jovens somente no município de Sobral, oferecendo acompanhamento psicossocial, oficinas de sensibilização, elaboração de projetos de vida, além de regularização de documentos e escolarização. Ao lado de Gabriel, estava uma equipe de profissionais dispostos e atentos a todas as suas demandas e, principalmente, interessados na troca de experiências e na construção de uma relação positiva e duradoura com o jovem. “Conquistar a confiança de alguém é bem difícil, sobretudo de jovens que passaram por inúmeras questões ao longo da vida. Mas deixando de lado as obrigações e focando na sensibilização e autoestima, conseguimos construir elos bem fortes”, relata a assistente social do Novas Trilhas, Carliane Costa.
Quer saber mais sobre o projeto Novas Trilhas? Acompanhe a Luta pela Paz nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.
* nome fictício para segurança do personagem
Matéria escrita por Julie Oliveira