Notícias

Começa o Programa de Treinamento Campeões da Baixada

Está no DNA da Luta pela Paz desenvolver e aprimorar metodologias de impacto social aplicadas de forma estratégica, através do esporte. Todo o conhecimento adquirido em projetos ao longo de 23 anos, dentro e fora da Academia na Maré, são compartilhados com pessoas, coletivos e organizações  que possuam missão parecida com a da instituição.

No dia 17 de janeiro teve início o Programa de Treinamento Campeões da Baixada, formação voltada para educadores e educadoras, monitores e monitoras do meio esportivo, sejam eles já atuantes ou que desejem atuar com esportes de luta como ferramenta de desenvolvimento pessoal dentro de áreas afetadas pela desigualdade e pela violência. Nesse programa, em específico, a formação é voltada exclusivamente para localidades dos municípios que formam a Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, historicamente afetados pelos efeitos do crescimento desordenado, a insegurança e ausência de equipamentos e serviços públicos de qualidade para a população..

“Hoje não foi só um dia de conhecer a proposta do programa de treinamento, como o conteúdo ou o cronograma, foi além! Foi um dia de escuta, de todo mundo se conhecer, se ouvir, trocar relatos sobre liderança comunitária, onde alunos e alunas  percebem que podem e devem formar uma rede”, explica o analista de Conteúdo e Treinamento da Luta pela Paz, Diego Marcelino. “Rede essa que, posteriormente, através da metodologia da Luta pela Paz, transformaremos numa aliança. Foi um início empolgante e promissor, em que todos estavam animados e falantes”, acrescenta.

Durante 7 meses os participantes,  escolhidos através de processo seletivo,  estarão envolvidos em discussões e práticas sobre esporte para o desenvolvimento, ambiente de aprendizagem, práticas pedagógicas e outras competências necessárias para a atuação social efetiva, bem como as  técnicas necessárias. Tudo isso acontecerá em formato híbrido, online e presencial, com etapas presenciais de imersão na Academia Luta pela Paz na Maré.

O Programa de Treinamento Campeões da Baixada é realizado pela Aliança Luta pela Paz, com patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste – NTS, através da Lei de Incentivo ao Esporte, buscando fomentar o esporte como um direito a ser acessado.

Você também vai se interessar por…