Notícias

O impacto do Comunidade Segura em territórios de São Paulo

Com intuito de fortalecer atores sociais das comunidades de Nova Savoy, em São Paulo, Jardim Centenário e Parque São Miguel, em Guarulhos, a Luta pela Paz com apoio da Petrobras, realiza desde 2021 o projeto Comunidade Segura, que trabalha a partir de três eixos de atuação: Mobilização, Formação e Atendimento. 

Moradora de Savoy segurando panfletos sobre o projeto Comunidade Segura e sobre as faixas de dutos da Transpetro | Foto: Joyce Cury

Os três territórios têm algo em comum: todos foram construídos inapropriadamente próximos às faixas de dutos da Petrobras. Por isso, com objetivo de dialogar com moradores sobre os riscos envolvidos e disseminar  informações sobre segurança, o eixo de mobilização trabalha com foco na sensibilização sobre a importância da preservação das faixas de dutos. 

Na segunda etapa da pesquisa de percepção de riscos realizada pela equipe do projeto, 44% dos respondentes disseram estar satisfeitos com o bairro onde moram, sendo os três maiores problemas do território, a baixa oferta de emprego e renda, a precária coleta de lixo e o acesso à saúde pública. Ainda nessa pesquisa, 94% dos moradores relataram ter consciência das faixas de dutos, sendo que 88% compreendem os riscos existentes. 

Já o eixo de formação, atua diretamente com atores locais por meio de Comitês de Impacto, no qual idealizadores de projetos podem trocar informações e saberes, a fim de  construírem juntos propostas para seus territórios. Ainda através deste eixo,, 12 jovens das comunidades foram formados e se tornaram porta vozes de informações sobre inclusão social e direitos, através de diversas ações voltadas para seu desenvolvimento, como a formação cidadã para a liderança juvenil e mobilização comunitária. Uma das principais conquistas  desta formação em mobilização são as três cadeiras que serão ocupadas pelas jovens Alycia Barbosa, Gabrielle Menezes e Pamela Aguiar,  a partir de janeiro no Conselho Municipal da Juventude de Guarulhos. O Conselho Municipal da Juventude de Guarulhos visa formular diretrizes das políticas municipais direcionadas à esta população, em conjunto com a Subsecretaria da Juventude, podendo os jovens virem a opinar sobre projetos, planos e programas voltados à adolescentes e jovens  e futuramente participar da elaboração do Plano Municipal da Juventude.

Por fim, o eixo de atendimento oferece programas de desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens através de turmas esportivas e cursos profissionalizantes, todos gratuitos, e ajuda a tornar os alunos e alunas protagonistas de suas próprias histórias, dando visibilidade através de torneios de Boxe e Artes Marciais em suas comunidades. O eixo também auxilia responsáveis por meio de feiras de empregabilidade, suporte social e ações que promovem trocas de experiências e informações. Ao longo do projeto Comunidade Segura, foram atendidas 593 crianças e jovens através do esporte, e 205 pessoas por meio de ações de empregabilidade. 

Quer ficar por dentro das novidades do projeto? Então aproveite para seguir o perfil da @lutapelapaz nas redes sociais e não perder nenhum conteúdo.

Matéria escrita por Julie Oliveira

Você também vai se interessar por…