Notícias

Organizações se unem para promover um programa de educação colaborativo.

Durante os últimos doze meses, a equipe do Programa Comunidades Seguras da Luta pela Paz na Cidade do Cabo, África do Sul,  vem trabalhando para convocar um grupo de organizações locais de base comunitária com o objetivo de ampliar a área e capacidade de suporte a jovens do município de Manenberg*, uma comunidade afetada por altas taxas de violência. 

Ao final de Julho, um segundo grupo de jovens graduou-se no programa Novos Caminhos, em uma versão coletiva e colaborativa de três meses desenvolvida para a localidade. Esta iniciativa foi desenvolvida através da união das forças de cinco organizações parceiras locais em promover um suporte intensivo e treinamento de novas habilidades para jovens fora do mercado de trabalho ou da escola.  

Através deste programa colaborativo, os jovens puderam treinar auto-defesa através das aulas de karatê, noções de informática, empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, testes de aptidão vocacional e aulas práticas de padaria. Os jovens puderam participar ainda de atividades de musicoterapia e receberam suporte psico-social intensivo através de assistente sociais e facilitadores locais devidamente treinados.  

O Gerente do Programa Comunidades Seguras da Luta pela Paz na África do Sul, Seth Reynolds contou um pouco mais sobre como foi esta experiência: “O grupo de jovens com quem estamos trabalhando passou por diversos desafios em suas vidas e possuem uma gama de necessidades bem complexas. Nenhuma organização sozinha pode acreditar que sozinha conseguirá dar conta de todas estas necessidades sozinha e ainda promover o impacto necessário para uma mudança de longa duração. No entanto, trazendo diversas organizações, com inúmeras particularidades e métodos de atuação, nós conseguimos promover um serviço mais holístico à comunidade como um todo e, especialmente, o suporte necessário aos jovens locais”

Trabalhando unidas para promover o Programa Novos Caminhos estão: Project Hope, MusicWorks, ShawCo, Amandla EduFootbal e Nasper Labs, enquanto um treinador de karatê kenpo e um instrutor de Panificação foram agregados a esta equipe de trabalho. 

O Programa Comunidades Seguras (PCS) da Luta pela Paz usa a metodologia de Impacto Coletivo para unir diversos prestadores de serviços e agentes de transformação locais a fim de apoiar jovens em comunidades onde a capacidade e o acesso a recursos é escarço. O PCS é desenvolvido hoje na Cidade do Cabo, África do Sul e em Kingston na Jamaica.

A Luta pela Paz já impactou mais de 250 mil pessoas ao redor do mundo. Descubra mais sobre nossas conquistas.

* Manenberg é um município da Cidade do Cabo, na África do Sul, que foi criado pelo apartheid para famílias de baixa renda de Cape Flats em 1966, como resultado da campanha de remoção forçada pelo Partido Nacional. Tem uma população estimada de 52.000 habitantes.

Você também vai se interessar por…