A Luta pela Paz lança o edital Treinamento Campeões da Vida, voltado para educadores e educadoras esportivas que atuam ou desejam atuar no desenvolvimento físico e social de crianças, adolescentes e jovens que vivem em territórios afetados pela violência e desigualdade social em duas localidades do estado de São Paulo.
A formação é uma das ações do projeto Comunidade Segura, que desde 2021 realiza ações de promoção de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens dos territórios de Savoy, na zona leste da cidade de São Paulo, e Jardim Centenário e Parque São Miguel, na cidade de Guarulhos. Serão selecionados 30 profissionais esportivos que já atuem ou queiram trabalhar com boxe e artes marciais, dando prioridade àqueles que trabalham nos territórios mencionados.
O treinamento vai acontecer em regime presencial no Parque do Carmo, também na zona leste da capital paulista, e consiste em três dias de oficinas teóricas e práticas gratuitas, baseadas na metodologia Campeões na Vida da Luta Pela Paz, voltada para educadoras e educadores, monitores e monitoras de organizações sociais, entidades, coletivos, autônomos ou escolas da região. O conteúdo programático completo está disponível no edital.
O período de inscrições será de 12 a 18 de junho de 2023 por meio de um formulário eletrônico disponível no Edital e divulgado no site e nas redes sociais da Luta Pela Paz. O resultado dos selecionados está previsto para o dia 21 de junho, também no site e redes sociais da organização.
Link para o formulário: https://pt.surveymonkey.com/r/CampeoesNaVidaSP
Link para o edital: https://drive.google.com/file/d/1eMR1SonQGUaYEC8ILDoErmtumFc-eaBN/view?usp=sharing
SOBRE A LUTA PELA PAZ:
Criada no ano 2000, no Complexo da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, a Luta pela Paz (LPP) é uma ONG que trabalha em comunidades afetadas pela desigualdade e violência para que jovens possam se desenvolver e contribuir para a construção de sociedades seguras e inclusivas. Até hoje, já foram atendidos mais de 250 mil crianças e jovens, em diversos projetos apoiados por várias instituições parceiras. Reconhecendo os jovens como agentes de mudança, a LPP desenvolve seu trabalho por meio de três focos estratégicos: Academias, Aliança e Coletivos.
Nas Academias, apoia-se diretamente os jovens a desenvolverem seu potencial por meio de programas integrados baseados em pilares como Boxe e Artes Marciais, Educação, Empregabilidade, Suporte Social e Liderança Juvenil. Por meio da Aliança, compartilha-se conhecimento e apoia-se organizações comunitárias ao redor do mundo para o fortalecimento de programas voltados para jovens. E com “Coletivos”, utilizando a metodologia de impacto coletivo, busca-se integrar atores locais, governo e organizações para apoiar os jovens em seu desenvolvimento.
SOBRE O COMUNIDADE SEGURA:
O Projeto Comunidade Segura, que conta com apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, acontece desde 2021 nas localidades de Savoy, na cidade de São Paulo, e Jardim Centenário e Parque São Miguel, na cidade de Guarulhos. A proposta do projeto é possibilitar o desenvolvimento físico, social e territorial de crianças, adolescentes e jovens a partir da colaboração e atuação integrada de diferentes atores sociais. Ao todo, mais de 2.100 pessoas foram impactadas pelas ações do projeto desde a sua implementação.