Notícias

Comunidade Segura promove qualidade de vida integrando esporte, formação e conhecimento territorial

Acaba de ser divulgado o relatório de resultados do projeto Comunidade Segura, realizado pela Luta pela Paz, que chegou em 2020 ao estado de São Paulo promovendo mobilização, formação e atendimento aos moradores de Savoy, zona leste da capital paulista, e Jardim Centenário e Parque São Miguel, no município de Guarulhos. O projeto desenvolve o potencial de moradores desses territórios, que têm em comum a passagem das faixas de dutos da Petrobras, e, desde que chegou, apresenta excelentes resultados, agora disponíveis em formato de um livreto.

Com apoio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Comunidade Segura impactou diretamente mais de 1.500 pessoas das três localidades oferecendo práticas esportivas, ações educativas, atividades para geração de emprego e renda e suporte social. Tendo como base três eixos estratégicos – mobilização, formação e atendimento -, o projeto utiliza a metodologia da Luta pela Paz, já aplicada, com sucesso, anteriormente na África do Sul e Jamaica.

O eixo de atendimento realizou atividades de esporte, empregabilidade e suporte social para as três comunidades, totalizando em 773 atendimentos recorrentes nesses três campos. Foram 205 participantes de cursos de Logística, Administração e Vendas e curso básico de Inclusão Produtiva e 753 atendimentos de Suporte Social, como entrevistas sociais, visitas domiciliares e encaminhamentos à rede de proteção, além da distribuição de 1.284 benefícios, como cestas básicas.

Quanto às atividades esportivas, foram abertas 29 turmas de cinco modalidades, com quase 600 participantes inscritos nos territórios atendidos pelo projeto. Além das turmas de boxe, jiu jitsu, capoeira e muay thai, esportes que já acontecem na nossa Academia da Maré, o Comunidade Segura também ofertou nove turmas de futebol, sendo quatro em São Paulo e cinco em Guarulhos. 

O esporte tem papel transformador na vida de muitas pessoas, como o caso do Educador Social Esportivo Vinny Monteiro, morador de Itaquera, zona leste de São Paulo. Hoje ele atua dando aulas de boxe e muay thai no projeto, mas aos 9 anos começou a treinar luta greco-romana e foi se aperfeiçoando com outras modalidades até chegar nas que atua hoje. “Hoje em dia, me sinto um agente transformador, responsável por ajudar um jovem sem esperança e perspectiva de melhora a enxergar o quanto ele é importante e todas as possibilidades de futuro que ele pode escrever. Mais que um educador, me sinto um amigo”, conta Monteiro. 

Como forma de concretizar o sucesso das atividades esportivas, em novembro de 2022, as comunidades Parque São Miguel e Jardim Centenário, em Guarulhos, receberam a terceira edição do Torneio de Boxe do Comunidade Segura. Foram realizadas 12 lutas de boxe, quatro apresentações de jiu jitsu e uma de muay thai, além de apresentações de capoeira e futebol, convocação para cursos e show com DJ. O evento contou com a presença de 200 pessoas, entre alunos e alunas, moradores, atores sociais e parceiros, como a Secretaria de Saúde do município de Guarulhos e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Para mais dados do projeto, confira o nosso livreto já disponível no site.

Você também vai se interessar por…