O evento, que teve como objetivo promover e democratizar o acesso às competições esportivas, contou com centenas de jovens do território
No dia 09/11, o Jardim Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo, foi palco da 4ª edição do Campeonato Campeões da Quebrada, promovido pelo projeto Comunidade Segura. Por mais um ano, o torneio foi um grande sucesso, reunindo atletas da comunidade em uma celebração de luta e união. O evento, que contou com torneios de boxe e muay-thai, não apenas destacou o talento esportivo dos jovens do território, mas também foi um marco na trajetória de vida de muitos deles, que enfrentam desafios pessoais diários e, através do esporte, encontram uma forma de transformarem suas vidas.
Segundo Vinicius Monteiro, educador esportivo da Luta Pela Paz, a edição deste ano foi particularmente desafiadora devido à necessidade de casar as lutas. Com muitas inscrições, o evento contou com apenas 20 vagas para combates, o que fez com que algumas disputas tivessem dificuldades para encontrar adversários da mesma categoria. Apesar disso, o evento superou obstáculos e se consolidou como um grande ponto de encontro para atletas da comunidade e de fora.
A maior meta deste evento era integrar os jovens do Comunidade Segura e oferecer uma plataforma para que eles pudessem se destacar, não só no ringue, mas na vida, destacou Vinicius.
Alguns dos grandes destaques foram os atletas Júlia e Ryan, que brilharam nas lutas de muay-thai e inspiraram a todos com suas trajetórias. Para Júlia, uma das competidoras e alunas da LPP, a experiência foi uma verdadeira prova de força e perseverança. “Esse foi o meu primeiro evento de luta, e foi incrível! A ansiedade foi grande, mas a sensação de união com os outros competidores e com a comunidade foi muito boa”, disse.
Além disso, Jucileide Souza, coordenadora esportiva da Luta Pela Paz, também pontuou como o evento foi positivo não apenas em termos de desempenho físico, mas também pelo fortalecimento da autoestima e do senso de pertencimento da juventude da comunidade.
O evento teve um impacto muito positivo. Após a realização, muitos jovens se inscreveram nas modalidades de luta e retornaram para o projeto, o que mostra a adesão e o engajamento da comunidade, compartilhou.
De modo geral, a 4ª edição do Campeões da Quebrada foi, sem dúvida, um grande passo para o empoderamento dos jovens mostrando que, com apoio, dedicação e o poder do esporte, é possível vencer grandes desafios. O evento cumpriu sua missão de inspirar, incluir e transformar, proporcionando aos participantes uma plataforma para que eles possam sonhar mais alto e, assim, conquistar mais vitórias, dentro e fora dos ringues.
O projeto Comunidade Segura é uma parceria da Luta pela Paz com a Petrobras via Programa Petrobras Socioambiental operando transformações sociais positivas nas comunidades de Savoyzinho (São Paulo), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).