Após seis meses de formação, chega ao fim o Programa de Treinamento Inspirando Campeões, realizado pela Luta pela Paz, em parceria com as Usinas da Paz e com patrocínio da Vale através da Lei de Incentivo ao Esporte, nos municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, no Pará. Durante a formação, o programa promoveu intercâmbio de conhecimentos, capacitação e desenvolvimento de educadoras e educadores esportivos atuantes nas duas localidades.
Por meio do aprendizado e do compartilhamento de práticas de desenvolvimento organizacional e de práticas pedagógicas com foco no desenvolvimento pessoal de crianças e jovens através do esporte, 20 educadores(as) puderam desenvolver seu potencial visando impactar positivamente seus territórios.
Educadores/as de Canaã dos Carajás participantes do Inspirando Campeões segurando-o diploma de formação. Foto| Rogério Brunelli/LPP
O projeto contou com mentorias técnicas, sessões virtuais e uma imersão de cinco dias, onde puderam conhecer a Academia Luta pela Paz, localizada no Complexo da Maré, e o escritório da Luta pela Paz, no Centro, no Rio de Janeiro/RJ. Uma pesquisa realizada com os participantes após o treinamento mostra que 94,74% implementaram, ampliaram ou aprimoraram alguma metodologia, 94,44% introduziram algum novo tipo de atividade e 89,47% dos educadores passaram a utilizar novas ferramentas ou práticas pedagógicas.
“Hoje compreendo que antes do treinamento eu vivia em uma zona de conforto sem perceber. O meu maior desafio era a construção de um relacionamento com os alunos e a dificuldade de ouvi-los. A imersão foi essencial para que eu pudesse observar de perto o relacionamento dos educadores da Luta pela Paz com os alunos. Consegui enxergar a importância dessas trocas e ver a situação por outra perspectiva. Passei a ser mais próximo dos meus alunos e comecei a ver resultados. Percebo que hoje eles confiam mais em mim e se sentem seguros para compartilhar mais sobre o dia a dia e suas experiências pessoais”, contou João Batista, professor de Kickboxing na academia. Batista, que é uma pessoa no espectro autista, tem sido um exemplo inspirador de dedicação e impacto positivo no projeto.
“Ao longo de todo o projeto, desde a divulgação do edital até o encerramento, foi fundamental a parceria com as Usinas da Paz, que nos apoiaram nesse processo de entrada no território. As Usinas são espaços essenciais de oferta de atividades esportivas, educativas e culturais nos territórios. Além de compartilhar nossas metodologias com os educadores das Usinas e trocar sobre as possibilidades de atendimento dos jovens, tivemos o apoio dos equipamentos nas visitas técnicas, entrevistas, mentorias e encerramento do projeto “, diz a gerente da Aliança Luta pela Paz, Luanda Lima.
Clique no álbum para ver mais registros do projeto Inspirando Campeões.
Por Julie Oliveira