Notícias

Arte que contagia: Esporte como caminho para confiança, disciplina e transformação.

Conheça a trajetória do educador esportivo do MovePaz, Marco Oliveira.

Foto: Ana Vitória Gouvêa

Nascido e criado no bairro do Guajará, em Ananindeua, Marco Oliveira, educador esportivo do MovePaz, teve seu primeiro contato com a capoeira aos 10 anos. O som das palmas e do berimbau despertou uma curiosidade que ele nunca havia sentido.

“Naquela época, havia muitas rodas de rua, mas comecei a treinar em academia a convite do mestre Ruy Guerreiro. Era bem puxado, com uma pegada muito mais agressiva do que hoje, e precisei aprender outras técnicas, transitando por várias artes marciais”, conta.

O esporte mudou a vida dele. “Com a capoeira, consegui me afirmar e me respeitar mais. Foi um incentivo para estudar e desenvolver um autocontrole que até então eu não conhecia.” Com seu mestre, Marco aprendeu a escutar sinais importantes do corpo e da mente, respeitando cada vez mais suas vontades e desejos.

A busca pelo aperfeiçoamento na capoeira o levou a outros caminhos. Oito anos depois do primeiro contato, ele se encontrou em outra arte marcial. “O jiu-jitsu é uma arte que contagia. Infelizmente precisei parar com a capoeira, mas nunca larguei o jiu-jitsu. Já são vinte anos nessa história.”

As décadas de carreira de Marco são repletas de conquistas. Ele já foi medalhista em campeonatos estaduais e nacionais e teve a oportunidade de desenvolver e coordenar seu próprio projeto esportivo de capoeira. Agora, como educador esportivo do MovePaz, sente que sua missão alcançou outro nível. “Acho que, acima de tudo, me sinto muito alinhado com o projeto no sentido de missão”, afirma.

Foto: Ana Vitória Gouvêa

“O esporte é uma ferramenta incrível. Estimular os jovens a buscar desenvolvimento para além do tatame é fundamental. Nem todo praticante de jiu-jitsu vai se tornar um competidor, mas posso, pelo menos, garantir que todo praticante se torne um bom amigo, um bom irmão, um bom filho. E isso é o mais importante.”

Foto: Fernando Sette

Foto: Fernando Sette

Atualmente, Marco atende quatro turmas de jiu-jitsu no MovePaz, com crianças, adolescentes e jovens adultos entre seus alunos. O educador garante não haver limite de idade para a prática esportiva. “Acredito que todos que têm oportunidade de praticar um esporte devem fazê-lo. É um caminho bonito que desenvolve todas as áreas da vida”, conclui.

O projeto Move Paz é uma realização da Luta pela Paz em parceria com a Vale, com patrocínio direto e por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, via Ministério do Esporte e Governo Federal, cuja estratégia territorial de promoção social visa o combate à pobreza nos arredores da Cabanagem, em Belém.

Você também vai se interessar por…