Conheça essa parceria que promove a inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte
Na Luta pela Paz, acreditamos que todas as pessoas têm o direito de se desenvolver plenamente em um ambiente seguro e acolhedor. O projeto Abraçando as Diferenças é uma iniciativa idealizada pela Luta pela Paz com o apoio do Criança Esperança e patrocínio da UNESCO, que oferece aulas de capoeira e jiu-jitsu para pessoas com deficiência no Complexo da Maré promovendo inclusão, saúde e bem-estar por meio do esporte.
De acordo com o Censo Demográfico da Maré de 2019, mais de 47 mil pessoas no território vivem com algum tipo de deficiência intelectual, física ou motora. Atualmente, registramos a participação de 71 pessoas com deficiência ou necessidades específicas em nossas atividades. Dessas, 25 possuem laudo formal e outras 46 foram identificadas com algum tipo de necessidade, mesmo sem diagnóstico oficial.
O projeto vai muito além da prática esportiva, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência nas atividades de desenvolvimento pessoal e de suporte social desenvolvidas pela Luta pela Paz há 25 anos. Nossa metodologia aborda quatro pilares: segurança física e emocional, autonomia, diversão e individualidade. Ao abrir as portas para o esporte, abrimos também caminhos para a cidadania, a convivência e o fortalecimento de vínculos sociais.
Com profissionais capacitados e uma abordagem multidisciplinar, conseguimos ampliar o acesso e a permanência de pessoas com deficiência em atividades que promovem autonomia, autoestima e pertencimento. Nossa equipe é formada por profissionais que acreditam no poder da inclusão: educadores esportivos de capoeira e jiu-jitsu, psicólogos dedicados ao bem-estar emocional e desenvolvimento pessoal do indivíduo, além de um assistente social que garante um acompanhamento psicossocial atento e cuidadoso para cada participante.
A inclusão precisa ser planejada e colocada em prática com intenção. Por isso, o projeto aposta em ações estruturadas para que cada aluno e aluna tenha sua individualidade respeitada.
Todas as atividades do projeto são realizadas em nossa sede na Maré. Contamos com um espaço adaptado para a acessibilidade: temos piso tátil, placas em braille, rampas, elevador, banheiros acessíveis e espaços climatizados, garantindo um ambiente apropriado para todos os alunos e alunas, de acordo com sua necessidade.
Esse é o nosso valor Abraço posto em prática, reafirmando nosso compromisso com a ideia de uma sociedade sem exclusão, onde todos e todas são bem-vindos.
O projeto Abraçando as Diferenças pelo Esporte é uma realização da Luta pela Paz em parceria com o programa Criança Esperança e com o patrocínio da UNESCO.
#CriançaEsperança #LutapelaPaz #AbraçandoAsDiferençasPeloEsporte #Inclusão #EsporteparaTodos #PCD
#ParaTodosVerem:
Imagem 1:
A imagem retrata uma aula de Jiu-Jitsu, onde dois praticantes estão envolvidos em um combate no tatame. Ambos usam kimono preto. Ao fundo, um instrutor veste um kimono branco e observa atentamente, enquanto outros alunos estão sentados ao redor do espaço, assistindo à demonstração. A iluminação é boa e a atmosfera é de concentração e seriedade.
Imagem 2:
A imagem retrata uma aula de Capoeira, com um grupo de crianças e jovens praticando. Dois participantes estão no centro da ação, realizando movimentos característicos da luta, com expressões de concentração. Todos estão vestidos com uniformes brancos, que contrastam com o piso cinza do local. Ao fundo, há instrumentos musicais típicos da Capoeira, como um berimbau e um pandeiro. O espaço é bem iluminado, com espelhos refletindo os movimentos dos praticantes. A atmosfera é vibrante.