Notícias

Projeto Comunidade Segura inicia novas turmas do curso com foco na Capacitação de Jovens para o Mercado de Trabalho

A formação oferece aos jovens participantes uma jornada de aprendizado abrangente, estruturada em quatro módulos ao longo de três meses

Não é novidade para ninguém que a Educação é uma das grandes ferramentas de transformação social. É com base nisso que o projeto Comunidade Segura iniciou novas turmas do curso Inclusão Produtiva em Serviços Administrativos. A formação tem como principal objetivo capacitar jovens das comunidades do Parque São Miguel, Savoy e Jardim Centenário, em São Paulo, para o mercado de trabalho, fornecendo, além dos conhecimentos técnicos, habilidades socioemocionais. 

O curso oferece aos jovens participantes uma jornada de aprendizado abrangente, estruturada em quatro módulos e desenvolvida ao longo de três meses: 

Desenvolvimento Pessoal, Empreendedorismo, Serviço e Rotinas Administrativas, e Gestão Comportamental no Ambiente de Trabalho

‘’O curso de Rotinas Administrativas me ofereceu um grande suporte, principalmente no primeiro módulo. Realizamos atividades interativas, tanto individuais quanto em grupo e participamos de lições de autoconhecimento. Essas experiências foram muito importantes para que eu me conhecesse melhor e entendesse como me comportar em diferentes situações. Foi graças a essa formação que eu descobri minhas verdadeiras paixões e fui incentivada a segui-las’’, compartilhou Stephany, aluna da primeira edição do curso.

As aulas serão realizadas em dois locais no estado de São Paulo: Savoy, com duas turmas, e Guarulhos, com uma turma. Ao final do curso, os participantes que completarem todas as etapas receberão um Certificado de Conclusão. Além disso, é concedida uma Bolsa de Ajuda de Custo de R$200,00 por mês, disponível ao término do curso.

Saiba mais sobre o projeto Comunidade Segura

No projeto Comunidade Segura, criado há 3 anos, a Luta pela Paz, em parceria com a Petrobras, leva a experiência inovadora de impacto coletivo junto às comunidades de Savoy (São Paulo), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).

A metodologia do projeto está pautada em uma atuação integrada e multisetorial para a implementação de agendas focadas no desenvolvimento de comunidades seguras e inclusivas. Por meio de três eixos estratégicos de atuação – Mobilização; Formação e Atendimento, a proposta visa o fortalecimento dos diferentes atores sociais presentes nos territórios e aprofundamento do relacionamento com moradoras e moradores das localidades. 

‘’Participar do projeto sendo educadora é gratificante. A gente consegue observar o desenvolvimento dos jovens, o empoderamento, a descoberta das qualidades, dos pontos a melhorar e do quanto eles se enxergam potência dentro do curso. É maravilhoso poder fazer parte desse projeto, desse curso, e depois poder vê-los crescer’’ relatou Jéssica Paolla, Educadora do Projeto. .

O projeto Comunidade Segura é uma parceria da Luta pela Paz com a Petrobras via Programa Petrobras Socioambiental operando transformações sociais positivas nas comunidades de Savoyzinho (São Paulo), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).

Você também vai se interessar por…