Na conversa, jovens puderam acompanhar audiência sobre violência policial, segurança pública e os atravessamentos de raça e classe que rodeiam a questão
No dia 4 de setembro, na Alerj, aconteceu a Audiência Publica “PELO DIREITO DE TER UM FUTURO – Prevenção e redução da letalidade na infância e adolescência” para expor e buscar soluções para a problemática crescente de homicídios de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro.
A Audiência foi resultado de articulações entre a Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, o CEDCA, mandatos de parlamentares, em especial da deputada estadual Dani Monteiro, e o Comitê para Prevenção de Homicídios de Adolescentes (CPHA), do qual a LPP faz parte.
Estivemos no evento com os “Jovens em Ação”, representando o projeto da LPP que, em parceria com UNICEF, aborda o protagonismo juvenil na elaboração e implementação de políticas públicas. Em 2023, o projeto conta com a participação de 15 jovens da Pavuna e tem como foco o estudo e a disseminação da Política Estadual de Prevenção e Enfrentamento aos Homicídio de Crianças e Adolescentes, publicado recentemente pelo CEDCA (Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente).
Na Audiência foram abordados temas transversais à letalidade, como a violência policial, a política de segurança pública, a transparência nos dados públicos, a precariedade de acesso a serviços e à justiça, além dos atravessamentos de raça e classe que rodeiam a questão. O “Jovem em Ação” Natã, Yuri e Rogério, do CEDCA, representaram a juventude com falas emocionantes nas mesas de discussão.
Na LPP, entendemos que é essencial fortalecer a participação juvenil em espaços de tomada de decisão, a fim de termos cidadãos mais engajados politicamente, tanto no presente quanto no futuro. Além disso, programas como o “Jovens em Ação” buscam estreitar a relação entre os jovens e suas comunidades, de modo que eles se tornem mobilizadores locais de transformações sociais em seus próprios territórios.