Notícias

Jucileide Roberto, coordenadora de esporte do Comunidade Segura e fruto de projetos sociais, ajuda a transformar vidas de crianças e jovens de periferias de SP

Observando o presente, é possível identificar referências e processos vividos no passado que são capazes de transformar o futuro. Esse é o caso de Jucileide de Souza, de 35 anos, coordenadora de esporte do projeto Comunidade Segura, realizado pela Luta pela Paz com apoio da Petrobras. Nascida e criada na Zona Sul de São Paulo, Jucileide é formada em Educação Física e Pedagogia e utiliza música, literatura e esporte como ferramentas de desenvolvimento. 

Ainda na infância, Jucileide começou sua trajetória na Aldeia do Futuro, participando de aulas de recreação, onde teve o primeiro contato com projetos sociais e periféricos. Sempre muito engajada nas lutas por direitos nas comunidades e desenvolvendo suas habilidades de liderança, foi convidada a trabalhar na organização aos 18 anos. Passou por cargos como orientadora, educadora e coordenadora social, onde enxergava naqueles alunos e alunas sua criança interior. 

“Gosto de utilizar o esporte como ferramenta, e não como objetivo central. Através dele podemos trabalhar valores e, principalmente, o autoconhecimento e percepção de si e do mundo” 

Apesar de toda vivência do chão da periferia, foi atrás de mais conhecimento na área do esporte, dessa vez na universidade. Por meio dos estágios, teve a oportunidade de experimentar outros espaços esportivos, mas sua paixão por trabalhos sociais falou mais alto. Hoje Jucileide coordena uma equipe composta por 7 educadores(as) das modalidades de Boxe, Muay-Thai, Jiu-Jitsu, Capoeira e Futebol, oferecidas para turmas da comunidade de Savoy, em São Paulo, e Jardim Centenário, em Guarulhos, para mais de 500 crianças e jovens. 

“É muito gratificante olhar para minha trajetória e perceber que hoje sou uma grande referência, não só no meu território, mas em outras regiões de São Paulo. Fazer parte do Comunidade Segura é poder dar continuidade a minha história, potencializando outros saberes e vivências”, reflete Jucileide. 

Quer conhecer mais sobre o trabalho do esporte no Comunidade Segura? Clique aqui e navegue pelas notícias do projeto. 

Escrita por Julie Oliveira

Você também vai se interessar por…