Criado em 2017, o Destemidas é um projeto da Luta pela Paz, em parceria com a jornalista Carol Barcellos, que busca promover o potencial de jovens e adolescentes, de 16 a 29 anos, moradoras do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A iniciativa utiliza a corrida como vetor de desenvolvimento pessoal, emancipação e protagonismo, incentivando jovens mulheres a ocuparem os espaços da cidade e a desafiarem seus próprios limites.

O Destemidas reúne jovens da Maré em treinos de corrida, ocupando espaços públicos como a Marina da Glória e outros pontos da cidade, para muito além do exercício físico, é sobre afirmar que o lugar das mulheres é onde elas quiserem.

Além dos treinos, o projeto oferece um acompanhamento multidisciplinar com nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e preparadores físicos, garantindo suporte integral ao desenvolvimento das participantes. As atividades são complementadas por rodas de conversa sobre gênero e sexualidade, saúde reprodutiva, redução de danos e outros temas urgentes na vida das mulheres jovens.

O calendário inclui ainda a Corrida Destemidas, momento simbólico de celebração da força e da resistência feminina. 

Destemidas é fruto de uma parceria entre a Luta pela Paz e a jornalista @carolbarcellos, com patrocínio de Mattos Filho; Pinheiro Neto Advogados; Truxt Investimentos; Bahia Asset Management; Banco BOCOM BBM; Yduqs; Instituto Phi; Verde Asset Management, através do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte.

Depoimentos

“O projeto oferece as jovens atletas a oportunidade não só de praticar atividades físicas, mas também de se expressar sobre temas que impactam suas vidas e estimulam reflexões sobre autoimagem, relações interpessoais e perspectivas futuras. Esse espaço é essencial para que as participantes, muitas delas moradoras de favelas, se vejam como agentes de mudança em suas comunidades.”

 

Viviane Carmen, coordenadora de projetos da LPP

“O esporte precisa estar em todos os espaços. Todos nós desejamos saúde e aquele respiro para a vida, o alívio que correr nos traz. E é isso que buscamos oferecer para as adolescentes e jovens com o projeto.”


Carol Barcellos, jornalista e co-fundadora do projeto Destemidas

“O esporte mudou outras áreas da minha rotina. Se hoje eu posso correr 21 km, percebi que posso realizar outras coisas que antes achava impossíveis. A disciplina que desenvolvi durante o projeto me ajudou a estabelecer novos objetivos na vida.”

Adryele Carmem, aluna do projeto Destemidas

GALERIA DE IMAGENS

notícias

Translate »