Cria da Maré, Adryele descobriu uma paixão pelo esporte que transformou sua vida
Cria da Nova Holanda, no Complexo da Maré – zona norte do Rio de Janeiro, Adryele Barbosa descobriu, por meio do projeto Destemidas, uma paixão pelo esporte que transformou, e segue transformando, sua vida. Há 2 anos, a atleta conheceu a Luta pela Paz através da sua prima. Inicialmente, a prática cotidiana do esporte era com o objetivo de perder peso. No entanto, após sua primeira corrida durante uma competição, sua visão sobre o esporte mudou completamente.
A jovem de 27 anos nunca foi muito fã de atividades esportivas, mas o Destemidas a fez enxergar o esporte como uma forma de promover seu bem-estar, tanto físico quanto mental. Timidamente, Adryele começou a perceber o impacto positivo da prática da corrida e da caminhada em sua vida.
“O esporte mudou outras áreas da minha rotina. Se eu posso correr 21 km, percebi que posso realizar outras coisas que antes achava impossíveis. A disciplina que desenvolvi me ajuda a estabelecer novos objetivos”, compartilhou.
‘’O esporte com certeza transformou a vida da Dryca em diversos âmbitos, mas o que mais me chamou a atenção foi a autoconfiança. Na medida que ela foi se desenvolvendo no ambiente físico, o empoderamento veio caminhando junto’’, comentou Karina Serra, Educadora Esportiva da Luta Pela Paz.
Bacharel em Direito, ela também se matriculou em um curso de Educação Física e começou a praticar natação, conquista que conseguiu ao se conectar com os organizadores da corrida Rei e Rainha do Mar, evento em que o Destemidas participa. Além disso, recentemente, também teve sucesso na corrida Hero SwimRun, composta por provas de natação e corrida, em Búzios, o que nos encheu de orgulho.
O Destemidas, além de promover o desenvolvimento de jovens mulheres por meio de atividades esportivas, também proporciona rodas de conversa, para discutir temas relevantes que fortalecem a autoestima e as habilidades pessoais das participantes.
Superar sua timidez e se expor nas corridas e rodas de conversa promovidas pelo projeto representa uma grande conquista pessoal. As interações nas rodas de conversa do Destemidas têm sido fundamentais, permitindo que as participantes desenvolvam habilidades de expressão e argumentação.
Nesse contexto, Adryele Barbosa Vieira é mais do que uma aluna destaque; ela é uma verdadeira inspiração para todas as jovens que buscam superar desafios e transformar suas vidas. Sua história é reflexo do impacto positivo que projetos como o Destemidas podem ter, demonstrando que, com dedicação e apoio, é possível alcançar grandes conquistas.
Destemidas é fruto de uma parceria entre a Luta pela Paz e a jornalista Carol Barcellos, com patrocínio de Mattos Filho; Pinheiro Neto Advogados; Truxt Investimentos; Bahia Asset Management; Banco Bocom; Yduqs; Instituto Phi; Verde Asset Management, via Lei de Incentivo ao Esporte.