Comunidade Segura

Mobilização coletiva que transforma territórios

O projeto Comunidade Segura é uma parceria da Luta pela Paz com a Petrobras via Programa Petrobras Socioambiental operando transformações sociais positivas nas comunidades de Savoyzinho e Mar Vermelho, na Zona Leste de São Paulo, e Jardim Centenário e Parque São Miguel, em Guarulhos, o projeto já impactou mais de 3.000 pessoas por meio de ações educativas e oportunidades de geração de renda.

Com uma metodologia desenvolvida pela Luta Pela Paz e testada internacionalmente em países como Jamaica e África do Sul, o Comunidade Segura foca no acesso a direitos e na conscientização de moradores que vivem próximos às faixas de dutos da Petrobras, operadas pela Transpetro. Sua atuação se baseia em três eixos estratégicos: mobilização de jovens líderes e articulação de redes locais para desenvolver soluções coletivas para os desafios da comunidade; formação coletiva através de treinamentos, mentorias e compartilhamento de conhecimento para fortalecer atores sociais dos territórios; e atendimento direto com ofertas de atividades esportivas, inclusão produtiva e suporte social para a juventude. 

Somente no último ano, o projeto beneficiou diretamente 802 crianças, adolescentes e jovens, por meio de práticas esportivas como boxe, capoeira, futebol, jiu-jitsu e muay thai, que resultaram em eventos como o Campeões da Quebrada. Além disso, iniciativas voltadas à empregabilidade ofereceram cursos profissionalizantes e eventos para

recolocação no mercado de trabalho, incluindo a Feira de Empregabilidade e o balcão de emprego, que conectou alunos e seus familiares a oportunidades de emprego.

O eixo de formação se destaca pelo impacto na qualificação de agentes locais. Um exemplo disso é o treinamento na metodologia Comunidade de Cuidado, que combina análise territorial, produção de conteúdo e mobilização social. Durante o curso, os participantes realizam diagnósticos interativos, criam materiais multilinguagem sobre seus territórios e desenvolvem propostas de intervenção comunitária alinhadas à Agenda 2030 da ONU. 

Outro treinamento oferecido pelo Comunidade Segura é o “Campeões na Vida”, que utiliza o esporte como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a promoção da inclusão social. A iniciativa tem como objetivo fortalecer organizações e educadores esportivos que atuam na garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para a prevenção da violência e o combate a todas as formas de discriminação.

As atividades do Comunidade Segura acontecem em espaços de parceiros do projeto, como o Instituto Savoyzinho e o CEU Parque do Carmo, em São Paulo, e a Associação e Clube da Comunidade dos Pimentas, em Guarulhos.

Mais do que um projeto, o Comunidade Segura é um movimento que fortalece a participação social e impulsiona transformações coletivas.

Depoimentos

Estou no Comunidade Segura há um ano, fazendo muay thai. Desde que entrei no projeto, muita coisa mudou na minha vida. Aprendi a ser mais participativa, a me comunicar melhor e, principalmente, a ter mais respeito pelo próximo.’’

 

Emanuelly Reis, 13 anos

“Participo do Comunidade Segura desde o início. O futebol me trouxe aprendizado, disciplina e oportunidades que eu não tinha antes. Vi muitas melhorias no projeto, como a quadra, que hoje nos permite aproveitar muito mais os treinos. O Comunidade Segura foi essencial para a minha evolução dentro e fora de campo.”


Derick Nunes, 13 anos

“Mesmo estando há apenas quatro meses no Comunidade Segura, já sinto uma grande diferença na minha vida. Participo das aulas de jiu-jitsu, capoeira e muay thai, sendo o jiu-jitsu a minha preferida. O projeto é muito bom para nós adolescentes e, para mim, trouxe uma mudança importante: antes eu era muito estressada, mas agora me sinto mais calma e disciplinada.”

Iasmin Carvalho, 14 anos

GALERIA DE IMAGENS

notícias

Translate »