Comunidade Segura

Mobilização coletiva que transforma territórios

Com foco na inclusão social, desenvolvimento local, incidência política e articulação territorial, o projeto mobiliza comunidades próximas às faixas de dutos e se destaca pelo impacto coletivo.

O projeto Comunidade Segura é uma parceria da Luta pela Paz com a Petrobras via Programa Petrobras Socioambiental operando transformações sociais positivas nas comunidades de Savoyzinho e Mar Vermelho, na Zona Leste de São Paulo, e Jardim Centenário e Parque São Miguel, em Guarulhos, o projeto já impactou mais de 3.000 pessoas por meio de ações educativas e oportunidades de geração de renda.

Com uma metodologia testada internacionalmente em países como Jamaica e África do Sul, o Comunidade Segura foca no acesso a direitos e na conscientização de moradores que vivem próximos às faixas de dutos da Petrobras, operadas pela Transpetro. Sua atuação se baseia em três eixos estratégicos: mobilização de jovens líderes e articulação de redes locais para desenvolver soluções coletivas para os desafios da comunidade; formação coletiva através de treinamentos, mentorias e compartilhamento de conhecimento para fortalecer atores sociais dos territórios; e atendimento direto com ofertas de atividades esportivas, inclusão produtiva e suporte social para a juventude. 

Somente no último ano, o projeto beneficiou diretamente 802 crianças, adolescentes e jovens, por meio de práticas esportivas como boxe, capoeira, futebol, jiu-jitsu e muay thai, que resultaram em eventos como o Campeões da Quebrada. Além disso, iniciativas voltadas à empregabilidade ofereceram cursos profissionalizantes e eventos para

recolocação no mercado de trabalho, incluindo a Feira de Empregabilidade e o balcão de emprego, que conectou alunos e seus familiares a oportunidades de emprego.

O eixo de formação se destaca pelo impacto na qualificação de agentes locais. Um exemplo disso é o treinamento na metodologia Comunidade de Cuidado, que combina análise territorial, produção de conteúdo e mobilização social. Durante o curso, os participantes realizam diagnósticos interativos, criam materiais multilinguagem sobre seus territórios e desenvolvem propostas de intervenção comunitária alinhadas à Agenda 2030 da ONU. 

Outro treinamento oferecido pelo Comunidade Segura é o “Campeões na Vida”, que utiliza o esporte como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a promoção da inclusão social. A iniciativa tem como objetivo fortalecer organizações e educadores esportivos que atuam na garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, contribuindo para a prevenção da violência e o combate a todas as formas de discriminação.

As atividades do Comunidade Segura acontecem em espaços de parceiros do projeto, como o Instituto Savoyzinho e o CEU Parque do Carmo, em São Paulo, e a Associação e Clube da Comunidade dos Pimentas, em Guarulhos.

Mais do que um projeto, o Comunidade Segura é um movimento que fortalece a participação social e impulsiona transformações coletivas.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Comunidade Segura? Siga o Instagram da @lutapelapaz e acompanhe nossas novidades!

Se quiser conhecer o projeto de perto, estamos de portas abertas! As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, nos seguintes endereços:

Depoimentos

Estou no Comunidade Segura há um ano, fazendo muay thai. Desde que entrei no projeto, muita coisa mudou na minha vida. Aprendi a ser mais participativa, a me comunicar melhor e, principalmente, a ter mais respeito pelo próximo.’’

Emanuelly Morais Reis, 13 anos

“Participo do Comunidade Segura desde o início. O futebol me trouxe aprendizado, disciplina e oportunidades que eu não tinha antes. Vi muitas melhorias no projeto, como a quadra, que hoje nos permite aproveitar muito mais os treinos. O Comunidade Segura foi essencial para a minha evolução dentro e fora de campo.”


Derick Miguel Bezerra Nunes, 13 anos

“Mesmo estando há apenas quatro meses no Comunidade Segura, já sinto uma grande diferença na minha vida. Participo das aulas de jiu-jitsu, capoeira e muay thai, sendo o jiu-jitsu a minha preferida. O projeto é muito bom para nós adolescentes e, para mim, trouxe uma mudança importante: antes eu era muito estressada, mas agora me sinto mais calma e disciplinada.”

Iasmin Carvalho, 14 anos

GALERIA DE IMAGENS

notícias