Parceira da Luta Pela Paz, a iniciativa participou da última edição do Programa de Treinamento Inspirando Campeões

A atitude aqui vai além do nome; ela se traduz em ação concreta. A história deste projeto, que tem transformado vidas em Parauapebas (PA), é a prova disso. Ao chegarem à cidade, as fundadoras logo perceberam a falta de opções de lazer e atividades para os moradores. Em vez de esperar por soluções externas, elas escolheram se unir e agir, criando espaços de transformação por meio do esporte e da cultura.
Segundo Conceição Ferreira, co-fundadora do projeto, a ideia surgiu naturalmente. “Quando nos mudamos, logo vimos que não tínhamos espaço para lazer e nem com o que nos ocupar. Daí surgiu a ideia de nos unir para fazer artesanato, atividades para as crianças e palestras. Começamos a nos capacitar com oficinas e cursos, e o esporte entrou como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de todos nós. Hoje, o objetivo do projeto é claro: capacitar e desenvolver o potencial de cada pessoa que participa da iniciativa, promovendo um ambiente de inclusão e aprendizado’’, comentou.
A participação no Programa de Treinamento “Inspirando Campeões”

Com o objetivo de desenvolver e aprimorar cada vez mais o projeto, as fundadoras buscaram por mais ferramentas que as ajudassem a melhorar a gestão da iniciativa. Foi aí que surgiu a oportunidade de participar do Programa de Treinamento “Inspirando Campeões”. Conceição conta que a motivação para participar foi a busca por um conhecimento que pudesse potencializar ainda mais o impacto do projeto na comunidade. “A formação nos trouxe a possibilidade de melhorar o daa o desenvolvimento da nossa ONG e ampliar nosso alcance”, comentou.
Durante a formação, as participantes adquiriram conhecimentos fundamentais sobre como melhorar a estrutura da ONG. “Aprendi sobre companheirismo, captação de recursos, elaboração de documentos e como me portar ao apresentar a nossa causa”, compartilha Conceição. Para ela, a formação teve um impacto profundo não apenas na ONG, mas também em sua vida pessoal. “Foi como se uma escama fosse retirada dos meus olhos”, explica. “Passei a entender e colocar em prática muitas coisas que aprendi. Foi muito gratificante.”
Essa experiência se refletiu diretamente no desenvolvimento do Mulheres de Atitude. “Já aplicamos muitos dos conhecimentos que adquirimos e vemos a diferença no nosso trabalho diário”, revela Conceição. A mudança é visível, e o projeto segue mais organizado, com novas estratégias sendo colocadas em prática.
O futuro do projeto

“Nosso objetivo é cuidar de pessoas com mais amor e continuar desenvolvendo novas habilidades. A formação nos trouxe um novo olhar sobre o nosso trabalho, e estamos animados para colocar tudo em prática”, conclui Conceição.
O Mulheres de Atitude é um exemplo de como a união, a capacitação e a busca constante por novos aprendizados podem transformar realidades. Ao olhar para o futuro, o projeto está pronto para continuar impactando positivamente a comunidade do Residencial Alto Bonito e além.
O Inspirando Campeões é um projeto realizado pela Luta pela Paz com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.