Por Julie Oliveira
Com objetivo de potencializar conhecimento para ampliar as capacidades coletivas e assegurar a sustentabilidade de organizações sociais ao redor do mundo, a Aliança Luta pela Paz existe para se conectar, oferecer suporte e ferramentas para outras ONGs, a fim de apoiar jovens que vivem em áreas afetadas pela desigualdade e violência. São mais de 120 organizações parceiras, e entre elas está a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), fundada em Manaus, capital do Amazonas, que desenvolve ações de educação para sociedades sustentáveis, de educação popular cidadã e socioambiental.
A OELA está há 24 anos desenvolvendo atividades relacionadas à música, arte, esporte, educação ambiental, qualificação profissional, atendimento psicossocial e protocolos comunitários, além de participar de importantes espaços de efetivação de políticas públicas na área da infância, adolescência, meio ambiente e povos e comunidades tradicionais. A partir de seus valores, ética, respeito, transparência, coesão, igualdade, engajamento e sustentabilidade, a organização tem o objetivo de ser um centro de referência de oportunidades que contribua na formação de cidadãos críticos, participativos e comprometidos com a sustentabilidade. Para isso, a OELA realiza ações em três linhas de atuação, sendo elas, políticas públicas, educação e geração de renda. São mais de 100 mil alunos formados em diferentes áreas, como esporte educacional e sustentabilidade, inglês, musicalização, libras, informática, cake design, assistente administrativo, lutheria de violinos e violão que, após a formação, são capazes de gerar renda e construir outros caminhos de vida.
Em 2014, a organização participou do Treinamento da Aliança, e foi até a Academia da Luta pela Paz, na favela da Nova Holanda, no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, para uma imersão de capacitação e desenvolvimento coletivo.
“É uma grande alegria caminhar junto da Aliança Luta Pela Paz, equipe de altíssimo nível, sempre comprometida em proporcionar o melhor a todas as organizações, sempre com suporte técnico, auxiliando no processo de aprendizagem e capacitação, com formações sempre de alto nível, resultando em excelentes ferramentas. Ter essa referência para nós da Amazônia, é de suma importância, além de ter o contato com outros líderes de diversas regiões do país”, relata a gestora da OELA, Jessica..
“Construir em rede a partir de olhares diversos é uma das grandes potencialidades da Aliança Luta pela Paz. A OELA é uma grande parceira, contribuindo sempre com seu olhar para a sustentabilidade e a construção crítica de cidadãs e cidadãos. Construir e trocar com organizações de outras partes do Brasil e da América Latina nos permite ter um olhar diverso sobre as juventudes e as diversas formas de trabalhar com elas”, diz a gerente da Aliança Luta pela Paz, Luanda Lima.
Gostou do trabalho e quer saber mais sobre a OELA? Clique AQUI para acessar o site.
Fique de olho em nossas redes sociais e site para acompanhar o trabalho de outras organizações parceiras treinadas pela Aliança Luta pela Paz.