Notícias

II Feira Pedagógica do Desenvolvimento Pessoal da Luta Pela Paz reúne jovens e famílias na Maré

O evento marcou o encerramento do primeiro semestre de 2025, reunindo jovens, famílias e educadores da LPP 

II Feira Pedagógica de Desenvolvimento Pessoal da Luta Pela Paz | Foto: Matheus Araújo

Na última sexta-feira (29/08), a sede da Luta Pela Paz, na Maré, recebeu a segunda edição da Feira Pedagógica do Desenvolvimento Pessoal (DP). O evento marcou o encerramento do primeiro semestre de 2025 e foi um espaço de celebração, encontro e protagonismo juvenil.

Segundo Fernanda França, Coordenadora de Desenvolvimento Pessoal e Liderança Juvenil da LPP, a proposta foi reunir e apresentar os principais trabalhos realizados ao longo das aulas. “Queríamos criar um momento especial que reunisse tudo que os alunos aprenderam e desenvolveram em suas atividades”, destacou.

Durante o semestre, os educadores trabalharam temas ligados às emoções, autoconhecimento, autorregulação e empatia, que serviram como ponto de partida para discutir questões como capacitismo e inclusão. As atividades foram variadas: do boliche adaptado às dinâmicas sensoriais propostas pelos educadores Paulo Lino e Patrícia Ashcroft, em que as crianças eram desafiadas a perceber texturas e cheiros sem recorrer à visão.

II Feira Pedagógica de Desenvolvimento Pessoal da Luta Pela Paz | Foto: Matheus Araújo

Já a educadora social Maria Eduarda levou para a feira a exposição “Emoções e Arte”, composta por pinturas criadas pelas crianças a partir do Emocionário, um dicionário com 90 emoções. Entre as mais escolhidas estavam alívio, alegria e raiva. Nas telas, os jovens expressaram livremente o que sentiam – em paisagens ligadas às suas brincadeiras ou em composições abstratas.

Nesse contexto, mais do que uma mostra, a feira foi resultado de um processo coletivo entre educadores e jovens, que tiveram papel ativo desde a criação até a apresentação dos trabalhos. “Vê-los se destacando como produtores e agentes ativos foi muito gratificante. Isso reforça a importância de criar espaços onde eles possam se expressar e assumir responsabilidades”, avaliou Maria Eduarda.

II Feira Pedagógica de Desenvolvimento Pessoal da Luta Pela Paz | Foto: Matheus Araújo

A II Feira Pedagógica de Desenvolvimento Pessoal reforçou o compromisso da Luta Pela Paz em investir em práticas que unem esporte, educação e cidadania, fortalecendo a formação integral de crianças e adolescentes da Maré.

As atividades de Desenvolvimento Pessoal fazem parte do Maré Unida, projeto realizado pela Luta Pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.

Você também vai se interessar por…