
foto: MASAO GOTO FILHO
No dia 28 de junho, o projeto Comunidade Segura, uma iniciativa da Luta pela Paz em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizou o evento Cultura na Faixa na comunidade do Savoyzinho (SP). A ação teve como objetivo sensibilizar os moradores sobre os riscos e cuidados com a faixa de duto, por meio de uma programação cultural e educativa voltada para toda a família.
Durante toda a tarde, os moradores do Savoyzinho participaram de diversas atrações gratuitas. A programação contou com a apresentação do cantor Max Rema, DJ Dirceu, uma envolvente peça teatral com o palhaço Tóin-Tóin, do grupo Circo Poético, e uma apresentação musical indígena, que trouxe importantes reflexões sobre território e cultura ancestral.
O evento também teve falas de patrocinadores do projeto e lideranças locais, que reforçaram a importância da convivência segura com a faixa de duto. Além do conteúdo informativo, o clima acolhedor e a forte participação da comunidade foram destaques da tarde.
Enquanto isso, as crianças aproveitaram uma área especialmente preparada para elas, com escorregador inflável, pipoca e algodão-doce, garantindo a diversão dos pequenos.
Para Letícia Ferreira dos Reis, moradora da Travessa Maravilha, o evento foi uma experiência positiva e cheia de diversão para toda a família. “Achei muito bom! Minha filha se divertiu muito, principalmente na apresentação do palhaço, que foi muito engraçada. Ela amou participar”, contou. Letícia soube do evento por meio da escola da filha, do carro de som que passou pela comunidade e também pela conversa entre vizinhos.
“Esses eventos são importantes porque reúnem a comunidade, trazem informação de um jeito leve e ainda proporcionam um momento diferente para as crianças. Hoje foi especial para nós.”
-Letícia Ferreira dos Reis
Para Gabriela Maibashi, Analista de Projetos Socioambientais do Instituto GEA, o Cultura na Faixa representa uma importante ferramenta de engajamento comunitário. “Atividades lúdicas, como oficinas, jogos e gibis, tornam temas técnicos, como segurança em dutos, mais acessíveis, principalmente para as crianças, que acabam levando esse conhecimento para dentro de casa”, explicou. Ela também destacou a força da abordagem cultural como estratégia de conscientização indireta, criando espaços de diálogo sem imposições. Gabriela reforçou ainda que a parceria com o projeto Comunidade Segura fortalece os vínculos com a comunidade e amplia a confiança nas instituições envolvidas.
“Eventos como esse ajudam a transformar normas de segurança em práticas cotidianas.”
-Gabriela Maibashi
Para o coordenador de articulação e organizador do evento, Brean Souza, o Cultura na Faixa foi pensado como uma forma afetuosa e acessível de comunicar os riscos relacionados à faixa de duto, fortalecendo o vínculo da comunidade com o território. A programação foi cuidadosamente estruturada para dialogar com diferentes faixas etárias, do circo para todos os públicos, aos brinquedos para as crianças, músicas como rap e reggae para os jovens, e rodas de conversa com a presença indígena voltadas ao público adulto e idoso. Entre as atrações, lideranças locais, representantes da Transpetro, Petrobras e equipe do Comunidade Segura reforçaram as mensagens de segurança, enquanto atividades lúdicas, como maquetes e jogos educativos, ajudaram a fixar os conceitos de forma leve e memorável. “A ideia foi criar uma memória afetiva em torno do cuidado com o território. Quando a mensagem é recebida com alegria, ela tem mais chance de ser levada adiante, inclusive entre gerações”, destacou o articulador.
O Comunidade Segura é uma realização da Luta pela Paz em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental atuando em Savoyzinho (SP), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).