
Isabelly Fernanda | Foto: Isabella Soares
Aos 18 anos, Isabelly Fernanda da Silva é o retrato da juventude que transforma realidades, a sua e a do território onde vive. Aluna destaque dos cursos de Empregabilidade e Jovens Mobilizadores, oferecidos pelo projeto Comunidade Segura, Isabelly encontrou muito mais do que formação: encontrou voz, propósito e pertencimento.
Natural do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, Isabelly vive há quatro anos na Cidade Líder, próximo às faixas de dutos, onde sua história com o Comunidade Segura começou. Tudo se iniciou com o curso de Inclusão Produtiva. A timidez, que até então era uma companheira constante, começou a dar espaço a novas descobertas. “Minha mãe me incentivou a entrar no curso. No começo fui sem muita vontade, mas aos poucos fui gostando, me envolvendo. E aí veio o convite para participar dos Jovens Mobilizadores”, relembra.
“O projeto tem um significado muito forte. A gente vai até a comunidade, escuta as necessidades das pessoas. É uma forma política de fazer a diferença”
-Isabelly Fernanda
Entre pesquisas de campo, conversas com moradores e atividades de autoconhecimento, ela mergulhou em experiências marcantes. “O que mais me impactou durante a minha participação no Jovens Mobilizadores foi o relato de um amigo do projeto que perdeu a casa numa enchente. Eu já tinha vivido em favela, mas nunca tinha convivido com alguém que perdeu tudo assim. Isso me fez enxergar muitas coisas”.
A vivência como jovem mobilizadora fortaleceu em Isabelly o desejo de seguir caminhos voltados para o social. “Criei muito interesse pela área de Sociologia e pela política. Se eu pudesse trabalhar com isso, com certeza trabalharia”, afirma com convicção. Para ela, uma das lições mais preciosas que aprendeu foi a importância da união. “Aprendi a me conectar com as pessoas, a ouvir, a me comunicar melhor. Antes eu era muito tímida, agora sou mais comunicativa.”
Além da transformação pessoal, Isabelly segue de olho no futuro. “Quero fazer faculdade, penso em Psicologia ou Sociologia. Continuo procurando uma vaga de emprego e, com certeza, vou participar dos Jovens Mobilizadores Sêniores. Estou só esperando abrirem as inscrições!”.
Para os jovens que ainda pensam em se inscrever no projeto Comunidade Segura, ela deixa um recado simples e direto: “Participa. É muito legal, muito interessante. Você cria conexões, desenvolve empatia e cresce como pessoa”.
Isabelly resume sua trajetória no projeto em uma só palavra: intensa. E, de fato, sua história é um lembrete de que toda grande mudança começa com uma escolha, às vezes, aquela que a gente nem imaginava fazer.
O projeto Comunidade Segura é uma parceria da Luta pela Paz com a Petrobras via Programa Petrobras Socioambiental operando transformações sociais positivas nas comunidades de Savoyzinho (São Paulo), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).