Notícias

Luta pela Paz participa de evento de sensibilização para garantir oportunidades de trabalho para jovens do socioeducativo no Ceará

Foto: Carlos Filho (Luta pela Paz)

No dia 28 de agosto o auditório do SESI/SENAI, em Sobral (CE), sediou o evento Diálogos: Aprendizagem no Sistema Socioeducativo. O objetivo do encontro foi sensibilizar empresas e instituições educacionais locais para a inclusão de jovens em cumprimento e pós-cumprimento de medidas socioeducativas nas cotas do programa Jovem Aprendiz, além de garantir bolsas de estudos destinadas ao ensino superior.

Dividido em dois blocos, o primeiro abordou temas estruturantes para o fortalecimento da rede intersetorial e do sistema socioeducativo, com destaque para as parcerias institucionais, avanços na escolarização e profissionalização dos jovens. “A aprendizagem profissional, que é o objetivo desse evento, integra o jovem tanto com a qualificação como com a oportunidade de carteira assinada em uma empresa. Carteira assinada como aprendizagem profissional é uma primeira experiência para o mercado de trabalho, dando a oportunidade ao jovem de ter já no seu currículo pelo menos 400 horas/aula além da experiência de carteira assinada”, afirma Franz Breno, responsável pela profissionalização dos adolescentes da Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo.

Foto: Júnior Furtado

O segundo bloco foi marcado pela leitura da Carta Aberta: direito ao trabalho para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, apresentada pela gerente da ONG Luta pela Paz, Nara Goes. Após a leitura e assinatura do documento, o momento foi de pactuar estratégias entre representantes das instituições presentes como CIEE, SESI, SENAI, SENAC e o programa Primeiro Passo, com o intuito de pautar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, compartilhando experiências e tecnologias para encontrar soluções viáveis que permitam e ampliem o acesso às oportunidade.

“Esse evento tem grande importância para a apresentação da rede de apoio do Sistema Socieducativo para as empresas, visto que são elas as grandes provedoras de vagas para as cotas dos jovens aprendizes. Então eu acho que foi um momento para sensibilizar, explicar e mostrar às empresas que não é simplesmente pegar o menino do sistema, mas pegar o menino do sistema que tem uma rede de apoio gigante, com várias vertentes, de modo que ela entenda que ela não tá sozinha, mas que ela tá fazendo parte de um projeto que é muito maior”, destaca Marília Gomes, representante do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola.

Foto: Júnior Furtado

Um dos pontos altos do evento foi a condução do cerimonialista Adrielson Teodósio, jovem pós-medida atendido pelo projeto Novas Trilhas (2023), hoje, aluno do curso de gestão pública no UNINTA e contratado pela Luta pela Paz como auxiliar operacional no projeto Nosso Caiçara, em parceria com a Prefeitura de Sobral. O jovem é exemplo da importância das empresas e instituições darem oportunidade aos jovens que passaram pelo socioeducativo para ingressar no mercado de trabalho e na universidade.  Hoje, Adrielson é inspiração para outros jovens que estão no sistema socioeducativo e almejam traçar novos caminhos.

Foto: Júnior Furtado

A juíza Kathleen Nicola Kilian, titular da Vara da Infância e Juventude de Sobral, pontuou a importância do encontro para assegurar novas oportunidades de reintegração aos jovens. “Nosso papel como justiça e com a nossa rede articulada é de instigar esses jovens a sonhar, serem os protagonistas das próprias histórias, se reconheceram como uma potência e para isso a gente precisa que os demais, os potenciais empregadores visualizem esse jovem como um possível talento a ser desenvolvido e ser um compromisso realmente dessa empresa a tornar o programa de jovens aprendiz inclusivo e orgânico.”

A finalização do evento contou com a entrega de currículos dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa aos representantes das empresas atuantes em Sobral como Grendene, UNINTA, Faculdade Luciano Feijão, Unimed e Guanabara. A entrega dos currículos representou a possibilidade de que novos jovens tenham acesso a essas oportunidades.

Foto: Júnior Furtado

O evento Diálogos: Aprendizagem no Sistema Socioeducativo é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF), Ministério Público do Trabalho e Emprego, Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS) e da Secretaria da Proteção Social (SPS), e tem a participação da ONG Luta pela Paz.

Você também vai se interessar por…