O Residencial Nova Caiçara, em Sobral (CE), recebeu em agosto o treinamento Comunidade de Cuidado, uma iniciativa da Luta pela Paz voltada para atores locais que atuam na promoção de cuidado e acolhimento de crianças e adolescentes afetados violência.
Realizada em cinco encontros na Escola Edgar Linhares, a formação contou com a participação de 40 profissionais das redes de proteção, saúde, socioassistencial, educação, conselhos de direito e atores da rede comunitária. A metodologia utilizada teve como objetivo fortalecer o trabalho de acolhimento e cuidado em rede para situações de violência e de saúde mental de crianças, adolescentes e jovens, promovendo a valorização das práticas de cuidado já existentes, além de pensar novas estratégias coletivas de prevenção.
O treinamento promoveu atividades de mapeamento da rede local; identificação dos fatores de proteção e fatores de risco que atravessam crianças e adolescentes do território. Bem como um olhar para os marcadores de raça, classe, gênero, sexualidade e deficiência, com o propósito que atravessam o público atendido.
Os participantes aprenderam a como identificar sinais de alerta e como realizar a abordagem a crianças, adolescentes e jovens. Para tal, o treinamento ofertou para os profissionais ferramentas de avaliação de risco, estratégias de realizar escuta ativa e de como produzir encaminhamentos implicados junto à rede.
“Uma das melhores coisas para mim foi a possibilidade de construir essa rede, que era o que eu estava procurando. Ao longo do curso conhecemos pessoas, entendemos como funcionam os projetos e a oferta dos serviços no Nova Caiçara, então foi construída uma rede de cuidado em torno do território mesmo. Saio da formação com mil e uma ideias e acredito que vão gerar muitos bons resultados ao longo do ano”, afirma Viviane Nunes, professora de História da Escola Edgar Linhares.
Uma característica importante da metodologia Comunidade de Cuidado é o aspecto vivencial durante o treinamento, no qual os participantes são convidados a experienciar as ferramentas de cuidado a serem utilizadas posteriormente com o público atendido. Assim, o curso acaba promovendo e incentivando os profissionais a também exercitarem o seu autocuidado. Além disso, o treinamento tem como objetivo fortalecer o conhecimento, a integração e a corresponsabilização da rede intersetorial e comunitária.
“A metodologia do curso é muito dinâmica porque ajuda a entender quem são as pessoas envolvidas na rede de cuidado, quais os serviços disponíveis e quem acionar para solucionar demandas em relação à prevenção de violências que envolvem crianças e adolescentes. Um ponto importante foi o diálogo aberto entre profissionais e a comunidade, um momento muito importante para a gente compreender, na prática, como se estrutura a comunidade de cuidado e como acioná-la”, pontua Preta, moradora do Nova Caiçara.
O projeto Nosso Caiçara é realizado pela Luta pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, com o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.