Mobilizar, engajar e gerar impactos positivos na vida dos moradores dos territórios de Savoy, Zona Leste de São Paulo, e Jardim Centenário e Parque São Miguel, em Guarulhos, são objetivos dos Jovens Mobilizadores, programa desenvolvido pelo projeto Comunidade Segura, realizado pela Luta pela Paz em parceria com a Petrobras, via Programa Petrobras Socioambiental.
Os Jovens Mobilizadores participam de formações e oficinas com o objetivo de realizar, produzir e disseminar conteúdos multilinguagem sobre os territórios, para conceber e executar propostas de intervenção comunitária no campo da comunicação e incidência política, alinhadas aos objetivos do Projeto Comunidade Segura.
Estes e os demais compromissos que envolvem ser uma jovem mobilizadora foram inspiração para Sara Campos, jovem de 23 anos, integrante do projeto.
“Ser uma jovem mobilizadora é importante para estar mais perto dos moradores dos territórios. Poder comunicar sobre política e saúde pública, e compartilhar informações úteis sobre direitos que todos do bairro têm acesso, transforma a vida destas pessoas a partir da mobilização social”, afirma Sara Campos.
Sara Campos conversa com moradores do território em atividade realizada pelos Jovens Mobilizadores. Foto: Luta Pela Paz | Maria Carolina
O protagonismo jovem, conceito e prática desenvolvidos pelo programa, impacta a trajetória dos próprios adolescentes que se tornam lideranças em Nova Savoy e Guarulhos. Nas atividades realizadas durante as oficinas e nos momentos de compartilhamento com os moradores dos bairros em que o projeto atua, Sara nutriu o desejo de futuramente seguir a profissão de Comunicadora ou Assistente Social, duas importantes áreas de conhecimentos fundamentais para a mobilização, o engajamento e a valorização de territórios afetados pelas desigualdades e violências.
“Sou muito grata por viver a experiência dos jovens mobilizadores. Um recado que eu deixo para os futuros participantes do programa: aproveitem cada momento dos encontros, oficinas e eventos realizados. Além de ser uma experiência incrível, é a oportunidade de aprender muitas atividades que talvez ainda não sabiam. Ser uma jovem mobilizadora transformou a minha vida!”, celebra Sara.