Notícias

A educação como  porta de entrada para a realização profissional e pessoal

A trajetória profissional começa na sala de aula. É por meio da educação que adolescentes e jovens podem trilhar novos caminhos e se aproximar de seus sonhos. Esta foi a constatação de Gabriel Oleiro, jovem de 23 anos que participou como aluno do curso de Inclusão Produtiva em Serviços Administrativos realizado pelo projeto Comunidade Segura, na zona leste de São Paulo. 

“O curso é muito importante para oferecer, de forma gratuita, uma qualificação profissional para os moradores do território. Quando eu iniciei as aulas eu estava desempregado. Hoje, eu sou mensageiro e tenho uma profissão, tenho um emprego e a oportunidade de uma qualidade de vida melhor”, compartilha Gabriel. 

Os alunos do curso de Inclusão Produtiva em Serviços Administrativos aprendem como elaborar currículos, têm orientações sobre processos seletivos e entrevistas de emprego. Além do conhecimento prático sobre o mercado de trabalho, o curso aborda os conceitos básicos de administração e empreendedorismo. Na trajetória do Gabriel, a experiência na área administrativa faz parte de uma estratégia que envolve perspectivas bem traçadas para seu futuro profissional. Sua determinação o levou a fazer o curso para conseguir trabalhar e com seu salário conseguir estudar mais, desta vez para realizar seu verdadeiro sonho, o de trabalhar em teatro, como ator. “O meu objetivo é trabalhar na área artística, eu sempre busquei estudar e ter trabalhos que me guiem para esse caminho. Para conquistar os meus sonhos eu acho fundamental ter um emprego, dessa forma eu consigo pagar o meu curso de teatro. Além disso, conhecimento é algo que levamos para a vida. Buscar uma qualificação profissional é essencial para atingir os objetivos, é preciso se dedicar para conseguir “chegar lá”- reflete. 

Gabriel Oleiro ao lado de seu colega de turma do curso de  Inclusão Produtiva em Serviços Administrativos

Oferecer cursos e programas de desenvolvimento para jovens de 14 a 29 anos, com o objetivo de gerar transformações locais a partir da história de vida dos moradores dos territórios de Savoy (SP) e Centenário (Guarulhos), é um dos compromissos do eixo de Empregabilidade do Comunidade Segura. Periodicamente, o projeto abre inscrições para o curso que apresenta aos alunos metodologias para o desenvolvimento pessoal, por meio do autoconhecimento e do entendimento da importância da comunicação para o ingresso no mercado de trabalho.

O projeto Comunidade Segura é uma parceria da Luta pela Paz com a Petrobras via Programa Petrobras Socioambiental operando transformações sociais positivas nas comunidades de Savoyzinho (São Paulo), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).

Você também vai se interessar por…