Em novembro de 2023, a Luta pela Paz realizou, em parceria com o Comitê Olímpico Cabo-Verdiano, a primeira etapa da formação “Campeões na Vida” para a segunda turma de educadoras e educadores esportivos, em Cabo Verde. Desta vez, a formação foi realizada na ilha de Boa Vista e na Ilha de Sal, e contou com a participação de profissionais das modalidades futebol, futsal, ginástica artística, handebol, basquete e professores de educação física.
Treinamento em Sal | Foto: Arquivo Luta pela Paz
O objetivo geral da formação é apoiar os participantes no uso do esporte para o desenvolvimento de habilidades para a vida e na prevenção de violências. Durante os dias de oficinas presenciais, teóricas e práticas, os educadores vivenciaram momentos de muita troca de saberes e experiências.
Turma da ilha de Sal com os certificados. | Foto: Arquivo Luta pela Paz
“A formação Campeões na Vida na Ilha de Sal foi uma experiência marcante e completa. Levamos a metodologia da Luta pela Paz para um novo território, com educadores(as) de vivências diferentes, o que gerou uma troca muito rica, diversa e profunda. Acredito que deixamos ótimos aprendizados, mas também trouxemos muitos novos saberes, o que potencializa cada vez mais o nosso trabalho” relata a Coordenadora de Programas de Formação da Aliança Luta pela Paz, Juliana Machado.
Turma da ilha de Boa Vista com os certificados. | Foto: Arquivo Luta pela Paz
Em abril de 2024, acontecerá nas Ilhas de São Vicente e Santiago Norte, Cabo Verde, a segunda fase do Treinamento Campeões na Vida, para 40 treinadoras e treinadores que usam o esporte para a prevenção da criminalidade e de violências, oferecendo oficinas teóricas e práticas presenciais e gratuitas, baseadas na metodologia de Esporte para o Desenvolvimento da Luta Pela Paz.
Para acompanhar todas as novidades do projeto, siga @LutapelaPaz nas redes sociais.