Notícias

Programa de Treinamento Inspirando Campeões (PA) aborda pauta de cuidado e proteção de meninas e mulheres

Entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro de 2023 aconteceu mais uma formação do Programa de Treinamento Inspirando Campeões II, desta vez com 20 profissionais e representantes de organizações esportivas de Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, que estiveram na Academia Luta pela Paz, na Maré, e no escritório da LPP, no Centro do Rio. Foram momentos de troca e aprendizado que fortaleceram ainda mais o trabalho já desenvolvido nas organizações.

Participantes após oficina na Maré. Foto: Andressa Cabral Botelho/LPP

A proposta da imersão é compartilhar a experiência da LPP e capacitar treinadoras/es esportivos para que possam, por meio de práticas pedagógicas, promover o desenvolvimento de crianças e jovens. Além disso, a formação trabalha a igualdade de gênero e a retenção de meninas e mulheres por meio do esporte de luta e a reflexão sobre prevenção da violência contra meninas e mulheres assistidas pelos projetos. O esporte é a principal ferramenta usada para impactar positivamente os territórios, mas outros elementos importantes são incluídos, como o estímulo à liderança juvenil e o desenvolvimento pessoal. 

Conhecer os direitos básicos dos assistidos pelos projetos é fundamental. Por isso, foram abordados temas como a detecção de casos de violência contra crianças e adolescentes assistidos e a importância dos profissionais terem escuta ativa para acolher esses casos. “É necessário conhecer mais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É um desafio para os profissionais ter que lidar com casos de violência e promover acolhimento para os assistidos”, destacou Luiza Teixeira, Coordenadora de Metodologias da Luta pela Paz que atua com a temática.

Confira no vídeo abaixo um resumo das atividades:

Durante a conversa, foi levantada a questão do que fazer ao se deparar com casos de violência contra os assistidos. “A gente sempre tende a ficar atento ao corpo quando percebemos que a pessoa está diferente e tem alguns alunos que também nos alertam. Nós levamos os casos para a direção e tentamos entender como, coletivamente, podemos acolher a pessoa”, contou Francyanne Castro, educadora esportiva da Usina da Paz e SEDUC.

A imersão é uma das etapas de formação dos profissionais dentro do projeto. O Inspirando Campeões é um projeto realizado pela Luta pela Paz, com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Você também vai se interessar por…