Notícias

Comitê de Impacto Coletivo retoma as atividades nas comunidades de São Paulo e Guarulhos

O Comitê de Impacto Coletivo do Comunidade Segura, projeto fruto da parceria entre Luta pela Paz e Petrobras, voltou à ativa neste segundo semestre de 2023. O grupo se reúne mensalmente para discutir as demandas dos territórios impactados pelo projeto, atuando como parceiros de diversos atores sociais e ajudando a buscar o desenvolvimento local.

O grupo é composto por moradores, lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, representantes de conselhos municipais e profissionais do projeto Comunidade Segura. Em seu primeiro encontro, ocorrido em setembro, os participantes conheceram a metodologia do comitê, um modelo que permite que eles, inicialmente, identifiquem desafios comuns às comunidades das duas cidades.

Membros do Comitê de Impacto Coletivo durante o encontro. | Foto: Rodrigo Mesquita/LPP
Membros do Comitê de Impacto Coletivo durante o encontro. | Foto: Rodrigo Mesquita/LPP

Foram apresentadas uma variedade de ideias inovadoras que contribuirão para que alcancem os objetivos, e a diversidade de pensamentos é um dos maiores trunfos para que o projeto siga em frente. “Percebi um comprometimento genuíno em promover mudanças positivas na comunidade, e foi muito interessante observar as diversas perspectivas e abordagens apresentadas em relação às potências locais e aos problemas públicos”, contou Gabriela Altomare, coordenadora de Articulação do Comunidade Segura que acompanha as atividades.

A partir dos próximos encontros, a proposta é que os participantes dos comitês de Savoy, Parque São Miguel e Jardim Centenário, em São Paulo e Guarulhos, respectivamente, pensem em propostas de mudanças a longo prazo, observando as demandas e prioridades das comunidades que eles inicialmente elencaram. “A energia e a vontade de fazer a diferença são palpáveis, o que torna o início deste novo ciclo extremamente positivo e animador. Estou ansiosa para trabalharmos todos juntos e ver o impacto que conseguiremos gerar”, destacou Gabriela.

Você também vai se interessar por…

III SEMINÁRIO MULHERES NO ESPORTE

Mesa de abertura Ana Caroline BeloDiretora de Estratégias Territoriais - Luta Pela Paz Cria da Maré, está na Luta pela...