Notícias

LPP e Unicef lançam Guia e vídeo Esporte Que Protege  

Encerramento do seminário Esporte que Protege. | Foto: Fran Silva/LPP
Encerramento do seminário Esporte que Protege. | Foto: Fran Silva/LPP

A Luta pela Paz, o UNICEF e a ONG ETAPAS promoveram, em 2022, no Recife, um diálogo sobre as potencialidades do esporte e da atividade física na prevenção de violências. Os aprendizados foram sistematizados em uma publicação que compartilha conceitos, boas práticas e recomendações para todo o Sistema de Garantia dos Direitos de crianças e adolescentes. É o Guia de Boas Práticas Esporte Que Protege.

As reflexões têm como premissa o esporte para o desenvolvimento, uma abordagem que compreende que a prática esportiva vai além da experiência motora e é capaz de impactar as dimensões cognitivas, sociais e afetivas de um indivíduo e que transbordam para suas relações na sociedade. Nesse sentido, a prática esportiva é compreendida como potente fator de proteção contra violências.

As recomendações compartilhadas no guia foram construídas a partir dos debates realizados no Seminário Esporte que Protege, realizado em dezembro de 2022 no bairro do Ibura, em Recife, como parte da estratégia #AgendaCidadeUNICEF. O encontro reuniu organizações que atuam no enfrentamento das desigualdades por meio da educação e do esporte nas suas inúmeras dimensões: Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Esporte e Educação, Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará e o Centro Comunitário da Paz – Compaz, com a liderança do UNICEF, Luta pela Paz e ETAPAS.

O guia é um convite a conhecer essas reflexões e, sobretudo, inspirar debates e iniciativas semelhantes em diferentes contextos. É uma realização do UNICEF e da Luta pela Paz.

Confira no vídeo um pouco do que rolou no seminário:

Você também vai se interessar por…