Notícias

Nova Caiçara, sede de novo projeto da LPP no CE, celebra 9 anos de existência

A Luta pela Paz chegou no interior do Ceará com o projeto Nossa Caiçara, em parceria com a Prefeitura de Sobral. As ações se dão no território chamado Nova Caiçara, que é o maior conjunto habitacional do interior do estado. O projeto tem o objetivo de fortalecer as ações de promoção de direitos aos moradores e estender as políticas públicas para o território em parceria com a população e referências locais.


Residencial Nova Caiçara | Foto: GT de Comunicação do Comitê Comunitário do Residencial Nova Caiçara

A Luta pela Paz inicia suas ações em Nova Caiçara no mês de agosto, a partir da atuação da equipe LPP na mobilização e apoio às ações protagonizadas pela comunidade. O início das ações da LPP é marcado por uma data muito importante para esse território, a  celebração dos nove anos de existência desse conjunto. Com objetivo de celebrar o aniversário e evidenciar a cultura e saberes existentes, o Comitê Comunitário criado em 31 de janeiro de 2023, provocou e convocou as Secretarias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), da Saúde (SMS), dos Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhas), da Educação (SME) e da Cultura e Turismo. Do corte de cabelo masculino até espetáculos infantis, os parceiros do evento pensaram e desenvolveram ações específicas para cada público, oferecendo serviços e atendimentos.

Nara Goes, gerente de projeto da Luta pela Paz, conta que a organização foi convidada pelo prefeito Ivo Gomes para atuar no Nova Caiçara com objetivo de levar atividades para a população com foco na promoção de direitos. “Além de levar atividades diretas da LPP como formação, metodologias da Luta pela Paz e esporte, também atuamos na articulação comunitária, com a  promoção e apoio de atividades de mobilização comunitária, onde a comunidade é protagonista. Temos o importante papel de mediar e fortalecer as ações das políticas públicas nesse território”, relata. 

Noite Cultural | Foto: GT de comunicação do Comitê Comunitário do Residencial Nova Caiçara 

“A Luta pela Paz chega fortalecendo os movimentos existentes na comunidade desde o diagnóstico local,  sempre compreendendo e respeitando a dinâmica da comunidade, dando ênfase e provocando as políticas públicas que atuam ou estão distantes do residencial .Têm sido desafiador e potentes os diálogos, alinhamentos e provocações humanizadas. É instigante construir com os demais setores e abraçar e inspirar nosso território de forma afetiva ,humanizada e planejada” reflete a coordenadora do projeto Nossa Caiçara, Inês Oliveira. 

Oficina de Circo | GT de comunicação do comitê comunitário do Residencial Nova Caiçara

“Considero a criação do Comitê Comunitário e a Chegada da Luta pela Paz como dois grandes marcos na comunidade. O Comitê Comunitário consegue reunir profissionais, moradores e grupos em um movimento que discute, planeja e executa ações que beneficie o território, garanta o acesso a políticas públicas e traga visibilidade social para a comunidade. Por sua vez o Nossa Caiçara vem como um importante equipamento capaz de realizar ações benéficas para o território, ao mesmo tempo que oferece formação e treinamento”, conta o Coordenador do comitê comunitário e vice-diretor da escola Edgar Linhares, Helder Nascimento.

Brinquedoteca do Didi

“A gestão municipal acredita que existe um verdadeiro manancial de riqueza artística, cultural e humana no seio da juventude sobralense. A partir disso, identificamos a necessidade de reforçar as oportunidades de esporte, lazer e interações positivas para a juventude do Bairro Nova Caiçara, o que veio a se concretizar com a chegada da equipe do Luta pela Paz. O papel da prefeitura, no ensejo deste trabalho, é disponibilizar os recursos financeiros necessários para o funcionamento do projeto em sua integralidade, preparar o espaço físico destinado às atividades, integrar os serviços municipais que já existem no Bairro com os serviços que vêm sendo prestados pelo Luta e desenvolver ações conjuntas no território, com a expectativa que que a juventude do Nova Caiçara encontre um espaço em que sua diversidade e pluralidade sejam bem recebidas, que seus potenciais sejam aproveitados e potencializados” relata Emanuela Leite, defensora pública e secretária da   Secretaria da Segurança Cidadã de Sobral.  

A prefeitura de Sobral instiga a reflexão da Luta pela Paz para pensar ações da organização no território. Ainda esse ano será reinaugurado o primeiro centro de convivência do Nova Caiçara, que será ocupado pela equipe LPP e atores locais, para a realização de atividades esportivas, mobilização comunitária, formações e muito mais. “aspas da Nara.

Quer ficar por dentro de todas as ações do Nossa Caiçara? Siga @Lutapelapaz nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. 

Você também vai se interessar por…