#VozLPP Especial – Dona Odete

“A campanha é uma benção. E eu não esperava ser abençoada mais uma vez.” diz Dona Odete, uma das beneficiárias do Coragem Solidária.

Dona Odete é uma mulher de 61 anos, mãe de 6 filhos, que veio para a Maré removida de Manguinhos quando ainda era criança. Trabalhava como faxineira na mesma casa desde 2013, mas foi afastada no período da pandemia. Recentemente ligou para seu chefe e descobriu que já tem outra funcionária em seu lugar, o que a deixou devastada, pois já está cansada da rotina da quarentena, que tem feito tanto mal para sua saúde mental, além da insegurança por conta do desemprego e da situação do marido, que está muito doente em casa. Porém, no mesmo dia que soube da “demissão”, recebeu uma ligação da equipe de Suporte Social da Luta pela Paz (LPP), e soube que receberia a doação de um cartão alimentação para garantir a segurança alimentar de sua família pelos próximos dois meses. É assim que os doadores da campanha Coragem Solidária estão fazendo a diferença na vida de tantas pessoas na Maré.

“A campanha é uma benção. E eu não esperava ser abençoada mais uma vez. Foi a felicidade e alívio do meu dia. Agradeço por quem doa, pois eles ajudam de coração.” diz dona Odete.

Mas não foi só a Campanha que impactou a família. Ela conheceu a LPP quando o polo ainda funcionava em cima do mercado na rua Teixeira Ribeiro, uma das principais vias do Parque Maré. Desde então, seus filhos começaram a fazer parte de atividades da academia, e a rotina se estendeu até aos filhos dos filhos. Sua neta, Pâmela Vitória, aluna de Jiu-Jitsu e do reforço escolar, conta o quanto as aulas, os educadores e a troca de experiência com outros alunos fizeram bem e ajudaram a se desenvolver.

“A Luta pela Paz fez parte da vida dos meus tios e agora faz parte da minha vida.” relata a jovem.

Dona Odete também viveu inúmeras experiências com a LPP, como a primeira vez em que foi ao Museu do Amanhã, Quinta da Boa Vista, cinema e trilhas, momentos que fortaleceram a confiança, afeto e amizade entre a família de Odete e funcionários da LPP. Quer conhecer outras histórias de vida e saber mais sobre a Campanha Coragem Solidária? Clique no link!

Você também vai se interessar por…

#VozLPP – Dona Mirian

A potência feminina permeia toda a (re)existência da Maré. Uma das características do território da Maré é a...