Há mais de 15 anos, o projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, vem promovendo um conjunto de ações que unem esporte, educação e desenvolvimento pessoal, com foco na transformação da vida de crianças, adolescentes e jovens do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
A iniciativa visa incentivar e apoiar o desenvolvimento das potencialidades de crianças, adolescentes e jovens moradores da Maré, ampliando o acesso à prática esportiva e fortalecendo a atuação de organizações sociais de base comunitária.
As atividades do projeto acontecem na Academia da Luta Pela Paz e em parceria com escolas da Maré, abrangendo cinco modalidades: boxe, muay-thai, jiu-jitsu, judô e capoeira. Só em 2024, contamos 64 turmas e mais de 3.400 aulas, atendendo diretamente 1.559 jovens, com idades entre 4 e 29 anos.
Para além da prática esportiva, o projeto oferece reforço escolar para estudantes da 5ª à 9ª série do Ensino Fundamental, com foco na melhoria do desempenho acadêmico. “A gente vê, no dia a dia, crianças e jovens se reconhecendo, se superando e se fortalecendo juntos. O desenvolvimento vai para além das lutas, é construção de autoestima, de disciplina, de comunidade. É sobre acreditar que eles podem muito mais do que dizem por aí’’, compartilhou Roberto Custódio, Gerente Esportivo da Luta Pela Paz.
Outro eixo fundamental do projeto é a formação de educadores socioesportivos e o fortalecimento de coletivos e organizações comunitárias atuantes na Maré, Duque de Caxias e Magé. Por meio de encontros formativos e trocas de experiências, o projeto promove capacitações que abordam práticas pedagógicas no esporte, gestão de projetos, captação de recursos, monitoramento e avaliação, entre outros temas fundamentais para o desenvolvimento institucional das iniciativas de base.
Construído a partir da experiência de mais de 20 anos da Luta Pela Paz, o Maré Unida reafirma o compromisso com o direito ao esporte, à educação de qualidade e ao fortalecimento de territórios periféricos como espaços legítimos de potência, saber e transformação.
A iniciativa é uma realização do projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.
Maré Unida em números
TURMAS DE BOXE, MUAY-THAI, CAPOEIRA, JIU-JITSU E JUDÔ
AULAS DE BOXE, MUAY-THAI, CAPOEIRA, JIU-JITSU E JUDÔ
JOVENS ATENDIDOS *2024
Depoimentos
“Durante a minha atuação no projeto, uma das falas que mais nos marcou até hoje foi a de uma jovem que disse que o Papo de Garotas, promovido pelo Suporte Social, foi o primeiro lugar onde ela sentiu que não seria julgada pelas experiências que viveu”
Kimberly Veiga, psicóloga da Luta Pela Paz
“As atividades aqui são pensadas para além da prática esportiva. A ideia é pensar também em ações que promovam a inclusão social, fortaleçam a autoestima, a criatividade, as habilidades sociais, que também estão relacionada à promoção da saúde desses jovens atendidos pelo projeto’’
Maria Mônica, psicóloga da Luta Pela Paz
‘’Foi aqui onde eu aprendi a ter disciplina, a superar meus medos. O Muay-Thai fez eu me sentir vivo!’’
Rian Saturnino, aluno do Muay-thai
notícias
Luta pela Paz em Bogotá: Miriam Parga e Paloma Lorrany participam de intercâmbio de Boxe na Colômbia
A jovem atleta da LPP, junto de outras 10 representantes brasileiras, foi convocada para...
II Feira Pedagógica do Desenvolvimento Pessoal da Luta Pela Paz reúne jovens e famílias na Maré
O evento marcou o encerramento do primeiro semestre de 2025, reunindo jovens, famílias e...
Festival Esportivo de Artes Marciais na Maré
Quadra João Borges vira palco de mais um Festival Esportivo de Artes Marciais no Complexo da Maré:...


