

Há mais de 15 anos, o projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer, vem promovendo um conjunto de ações que unem esporte, educação e desenvolvimento pessoal, com foco na transformação da vida de crianças, adolescentes e jovens do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
A iniciativa visa incentivar e apoiar o desenvolvimento das potencialidades de crianças, adolescentes e jovens moradores da Maré, ampliando o acesso à prática esportiva e fortalecendo a atuação de organizações sociais de base comunitária.
As atividades do projeto acontecem na Academia da Luta Pela Paz e em parceria com escolas da Maré, abrangendo cinco modalidades: boxe, muay-thai, jiu-jitsu, judô e capoeira. Só em 2024, contamos 64 turmas e mais de 3.400 aulas, atendendo diretamente 1.559 jovens, com idades entre 4 e 29 anos.
Para além da prática esportiva, o projeto oferece reforço escolar para estudantes da 5ª à 9ª série do Ensino Fundamental, com foco na melhoria do desempenho acadêmico. “A gente vê, no dia a dia, crianças e jovens se reconhecendo, se superando e se fortalecendo juntos. O desenvolvimento vai para além das lutas, é construção de autoestima, de disciplina, de comunidade. É sobre acreditar que eles podem muito mais do que dizem por aí’’, compartilhou Roberto Custódio, Gerente Esportivo da Luta Pela Paz.
Outro eixo fundamental do projeto é a formação de educadores socioesportivos e o fortalecimento de coletivos e organizações comunitárias atuantes na Maré, Duque de Caxias e Magé. Por meio de encontros formativos e trocas de experiências, o projeto promove capacitações que abordam práticas pedagógicas no esporte, gestão de projetos, captação de recursos, monitoramento e avaliação, entre outros temas fundamentais para o desenvolvimento institucional das iniciativas de base.
Construído a partir da experiência de mais de 20 anos da Luta Pela Paz, o Maré Unida reafirma o compromisso com o direito ao esporte, à educação de qualidade e ao fortalecimento de territórios periféricos como espaços legítimos de potência, saber e transformação.
A iniciativa é uma realização do projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.
Maré Unida em números
TURMAS DE BOXE, MUAY-THAI, CAPOEIRA, JIU-JITSU E JUDÔ
AULAS DE BOXE, MUAY-THAI, CAPOEIRA, JIU-JITSU E JUDÔ
JOVENS ATENDIDOS *2024
Depoimentos
“Durante a minha atuação no projeto, uma das falas que mais nos marcou até hoje foi a de uma jovem que disse que o Papo de Garotas, promovido pelo Suporte Social, foi o primeiro lugar onde ela sentiu que não seria julgada pelas experiências que viveu”
Kimberly Veiga, psicóloga da Luta Pela Paz
“As atividades aqui são pensadas para além da prática esportiva. A ideia é pensar também em ações que promovam a inclusão social, fortaleçam a autoestima, a criatividade, as habilidades sociais, que também estão relacionada à promoção da saúde desses jovens atendidos pelo projeto’’
Maria Mônica, psicóloga da Luta Pela Paz
‘’Foi aqui onde eu aprendi a ter disciplina, a superar meus medos. O Muay-Thai fez eu me sentir vivo!’’
Rian Saturnino, aluno do Muay-thai
notícias
Reforço Escolar da Luta pela Paz desenvolve metodologia antirracista na educação
Adolescentes durante aula do reforço escolar da Luta pela Paz - Foto: Felipe Varanda O reforço...
Miriam Parga, educadora esportiva da Luta pela Paz, é nomeada técnica da Seleção Brasileira de Boxe
A trajetória de Miriam Parga é a prova viva de como o esporte, aliado à educação e ao compromisso...
Luta pela Paz em Bogotá: Miriam Parga e Paloma Lorrany participam de intercâmbio de Boxe na Colômbia
A jovem atleta da LPP, junto de outras 10 representantes brasileiras, foi convocada para...



