Festival Esportivo
Luta pela Paz promove, na Maré, tarde com apresentações gratuitas de capoeira, lutas de boxe e muay-thai
Recordar é viver. E, no próximo dia sábado (22/11), a Luta pela Paz vai relembrar e comemorar com alguns de seus atletas e dos moradores da Maré seus 25 anos de existência. O Evento Esportivo Comunitário, realizado pela ONG, vai contar com apresentações de capoeira, lutas de boxe e muay-thai e tem uma programação que vai ocorrer das 14h às 19h na quadra do Rubens Vaz. O evento gratuito terá competições oficiais e busca incentivar a participação de moradores do território para identificar e desenvolver potenciais campeões.
A primeira edição da mostra esportiva ocorreu no Parque União em 2000, ano em que a ONG foi fundada. Dessa vez, atletas de alto rendimento da Luta pela Paz estarão presentes. Atletas como Rebeca Lima, vencedora do Mundial de Boxe, Daniel Bernabé, atual vencedor do Brasileiro de Boxe na categoria juvenil, e Kaillany Melo, medalhista no Sulamericano de Wrestling. Atletas promissores como Paloma Lorrany, quarta colocada no Brasileiro de Boxe, também confirmaram presença.
O Evento Esportivo Comunitário será um momento para conhecer mais sobre a trajetória dos jovens campeões e entender o impacto da Luta pela Paz na transformação de vida deles. Para Paloma Lorrany, trata-se de uma oportunidade de apresentar o boxe e seus valores à comunidade. “Essa é uma forma de promover inclusão social. Mais do que um esporte de luta, o boxe ensina disciplina, respeito, foco e superação, valores que contribuem para a formação pessoal e cidadã”, destaca a atleta.
Em 2000, a Luta pela Paz promoveu, pela primeira vez, um evento Esportivo Comunitário. Na ocasião, participaram moradores do Parque União, uma das favelas que compõem o Complexo da Maré. Desde então já houve diversas edições, reforçando o impacto da ONG no território. Agora, o evento celebra as conquistas ao longo destes 25 anos de atuação local, nacional e global da Luta pela Paz.
“O Evento Esportivo Comunitário demonstra a credibilidade que o projeto desenvolve e potencializa na Maré, e conta com a presença de diversos talentos , que são referência para outros jovens do território. Como moradores, queremos devolver tudo que aprendemos para nossa comunidade”, destaca Roberto Custódio, gerente de esportes da Luta pela Paz.
A atividade faz parte do Maré Unida, projeto realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.
O projeto oferece aulas de esporte, suporte educacional, além da oferta de apoio multidisciplinar nos casos de vulnerabilidades. A fim de ampliar o alcance do trabalho, são realizados programas de treinamento em esporte para o desenvolvimento de educadores esportivos e organizações de base comunitária.
O festival de lutas também tem apoio da Liga de Muay Thai Brasil e da Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro.
As comemorações dos 25 anos da Luta Pela Paz vão ocorrer até o final de novembro. Para saber mais, clique aqui.
notícias
Festival Esportivo de Artes Marciais na Maré
Quadra João Borges vira palco de mais um Festival Esportivo de Artes Marciais no Complexo da Maré:...
Rodas de masculinidades ampliam o cuidado e a escuta com os jovens do projeto Maré Unida
Promovida pela equipe de Suporte Social, as rodas de masculinidades incentivam escuta, construção...
Papo de Garotas: um espaço pra ser, sentir e compartilhar
Toda sexta, jovens mulheres se encontram para fortalecer laços, trocar vivências e cuidar de si em...


