
Wellison da Silva | Foto: Isabella Soares
Aos 18 anos, Wellison Antonio da Silva é um rosto conhecido no Savoyzinho, zona leste de São Paulo, não apenas por ser morador da comunidade, mas por seu envolvimento genuíno com o território. Ex-jovem mobilizador do projeto Comunidade Segura, uma iniciativa da Luta pela Paz em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, hoje Wellison integra a equipe da do projeto como Assistente de Articulação. Sua história é daquelas que inspiram: um jovem que viu uma chance de se reinventar e agarrou com força cada oportunidade de crescer, aprender e retribuir.
Wellison conheceu o Comunidade Segura por meio das lideranças locais e das ações pontuais promovidas pelo projeto em sua comunidade. O interesse em viver novas experiências e adquirir habilidades foi o que o motivou a participar, e logo ele descobriu que estava entrando em algo muito maior do que imaginava.
“Profissionalmente, aprendi sobre comportamento e comprometimento. Pessoalmente, desenvolvi a fala e passei a enxergar a realidade da comunidade com um olhar mais empático e consciente”
-Wellison da Silva
Como jovem mobilizador, Wellison desenvolveu um senso de responsabilidade raro para a idade. Ele aprendeu a agir, a não ignorar o que pode ser transformado e, acima de tudo, ter uma escuta ativa. Questionado sobre um dos momentos marcantes de sua trajetória, o jovem diz que teve um acontecimento em específico que o fez refletir sobre o tamanho e a força do projeto, o evento de boxe na escola Jozineide Pereira Gaudino, onde os jovens do esporte se apresentaram diante do público. “Ali eu vi como o nosso trabalho pode impactar e envolver outras pessoas”, relembra.
Com as experiências vividas no projeto, a mudança foi visível. “Minha oratória melhorou muito, perdi a vergonha de falar em público e aprendi a me posicionar melhor. Hoje escuto mais o outro antes de reagir”, diz Wellison. Segundo ele, a maior conquista até agora foi justamente essa: colocar em prática tudo o que estudava sobre comunicação e se sentir seguro ao fazer isso.
Agora, como Assistente de Articulação na equipe da Luta pela Paz, Wellison encara seu primeiro emprego formal com entusiasmo e curiosidade. “Achei que sabia como seria, mas na prática é muito mais. Estou aprendendo todos os dias, adquirindo habilidades que nunca imaginei e vivendo oportunidades incríveis. Até a Raíssa (Coordenadora Esportiva) já disse que quer que eu seja assistente dela! (risos)”, brinca.
Fora do trabalho, Wellison continua investindo em si: é apaixonado por aprender sobre o mundo digital e sonha em atuar nas áreas de marketing digital e vendas online. Também reserva um tempo para o futebol e o vôlei. Quando questionado sobre como resumiria sua vivência no projeto, ele responde sem hesitar: “Uma experiência inovadora”.
E é com esse espírito de renovação, coragem e superação que Wellison segue construindo um futuro promissor, para si mesmo e para a comunidade que tanto acredita.
O projeto Comunidade Segura é uma parceria da Luta pela Paz com a Petrobras via Programa Petrobras Socioambiental operando transformações sociais positivas nas comunidades de Savoyzinho (São Paulo), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).