Acompanhados pela equipe de Suporte Social da Luta pela Paz, alunos e alunas participaram de uma tarde de conhecimento e curiosidades científicas
No dia 4 de junho, jovens da Luta pela Paz participaram de uma visita especial ao AquaRio, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro. A iniciativa foi uma realização do projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. Promovida pela equipe de Suporte Social, a ação teve como objetivo principal proporcionar uma experiência de lazer educativo, ampliando o acesso desses jovens à cidade e ao universo da ciência e da biodiversidade marinha.
A ação faz parte do trabalho contínuo da Luta pela Paz na promoção de direitos e no fortalecimento de vínculos sociais. Para muitos dos jovens presentes, essa foi a primeira vez visitando o maior aquário marinho da América do Sul, uma oportunidade não apenas de encantamento diante da vida aquática, mas também de aprendizado e reconhecimento do seu lugar na cidade.
Nas aulas de Desenvolvimento Pessoal, realizadas na Academia na Maré, os jovens têm a oportunidade de refletir sobre diversos assuntos que se relacionam com suas realidades e vivências, e momentos como esse, são capazes de ampliar suas perspectivas de vida e incentivar possíveis sonhos.
“Esse foi um momento relevante na vida dos adolescentes, pois ocupar esses espaços é um direito básico. Promove a inclusão social, fortalece a autoestima, a criatividade, as habilidades sociais, que também estão relacionadas à saúde”, afirma Maria Monica, psicóloga do pilar de Suporte Social da Luta pela Paz, que acompanha adolescentes de 12 a 15 anos com foco na produção de saúde mental.
Além da dimensão simbólica e afetiva, a atividade também reforça o papel do lazer como direito. Ao promover o acesso a equipamentos culturais e científicos da cidade, o projeto incentiva a participação cidadã e valoriza as trajetórias desses que são o futuro da nossa sociedade.