Promover o desenvolvimento da liderança juvenil é um dos pilares da Luta pela Paz. Na sede da LPP, no Rio de Janeiro, por meio do Conselho Jovem, apoiamos a formação de líderes que contribuem para o desenho de programas de treinamento e influenciam na tomada de decisões em todos os níveis da LPP. Abrangendo o protagonismo destes jovens, o projeto Nosso Caiçara, realizado pela Luta pela Paz em Sobral, no Ceará, lança a primeira turma do Conselho Jovem com alunos e alunas que praticam as atividades no Centro de Convivência da LPP, do Residencial Nova Caiçara.
Formado por jovens membros da Luta pela Paz, o Conselho participa de discussões e formulações de políticas institucionais, sempre considerando as demandas e questões dos alunos e de todas as pessoas do território atendidas pela LPP. Para fomentar as candidaturas e eleições do Conselho entre os jovens do Nova Caiçara, no dia 24 de setembro, os membros do Conselho Jovem do Rio de Janeiro participaram de uma roda de conversa com os jovens do Ceará.
“Participar da roda de conversa com os jovens do Conselho do Rio de Janeiro foi essencial para tirarmos dúvidas sobre os compromissos do Conselho Jovem e conhecer na prática as atribuições. No Residencial Nova Caiçara, a liderança juvenil é muito importante para que tenhamos cada vez mais o direito ao espaço de fala dentro da comunidade”, compartilha Samuel Levy Araújo Silva, aluno da LPP Ceará nas modalidades esportivas do boxe, futsal e futmesa.
Morador do Residencial Nova Caiçara há 8 anos, Samuel Levy enxerga no Conselho uma oportunidade de aprender novas habilidades e de contribuir para melhorias que irão gerar impactos na vida dos atendidos.
O início das atividades do Conselho no Nova Caiçara é aguardado pelos jovens que se candidataram. Após a candidatura voluntária para fazer parte do Conselho, os candidatos participam de uma eleição e os mais votados compõem o grupo jovem representativo da LPP. Clara Clarindo, moradora do Residencial há 8 anos, deseja fazer parte do Conselho Jovem para viver experiências que irão impactar o território e sua trajetória pessoal. “Estar entre crianças e jovens é muito importante na minha vida. Participar do Conselho será uma oportunidade de contribuir para a nossa realidade e dia a dia na comunidade”, conta Clara.
O Conselho Jovem da Luta pela Paz no Rio de Janeiro é realizado há mais de 20 anos e é referência para as demais sedes da LPP localizadas nas regiões no Brasil. Maria Eduarda Braga, Conselheira Jovem do Rio, compartilha que a experiência da roda de conversa com os jovens do Nova Caiçara foi um importante momento de trocas de conhecimentos: “a roda de conversa foi um intercâmbio e um bate-papo inspirador. Falar para os jovens de Sobral sobre as atividades que realizamos no Conselho, também nos motiva a continuar nesta jornada, realizando as atividades no dia a dia”.
O projeto Nosso Caiçara é realizado pela Luta pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, com o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.