Notícias

Projeto Comunidade Segura realiza intervenção artística na favela do Savoyzinho (SP)

A ação contou com a participação de moradores do território e teve como objetivo estimular o cuidado e o pertencimento com o local

Intervenção artística na favela do Savoyzinho (SP) | Foto: @gotadooceano.lab, @florareducacaoambiental e @soloomedia

No dia 5 de outubro, no território de Savoyzinho, em São Paulo, aconteceu uma intervenção artística promovida pelo Comunidade Segura, projeto realizado pela Luta Pela Paz. Com a participação de cerca de 25 moradores, incluindo crianças, jovens e adultos, a ação teve como objetivo transformar o espaço urbano em um ambiente mais acolhedor e sustentável. 

Segundo Brean de Souza, articulador da Luta Pela Paz, “a ideia surgiu a partir de uma necessidade identificada pelo Comitê de Impacto Territorial. O objetivo era não apenas embelezar o espaço, mas também estimular o cuidado e o pertencimento da comunidade’’, comenta.

Intervenção artística na favela do Savoyzinho (SP) | Foto: @gotadooceano.lab, @florareducacaoambiental e @soloomedia

Durante a intervenção, as crianças aprenderam a produzir tintas ecológicas a partir de argilas coloridas, contribuindo de forma criativa para o projeto. Além das pinturas já realizadas, como próximas ações no território, estão previstas a instalação de jardins verticais utilizando paletes de madeira, PVCs e pneus, criando um ambiente mais verde e agradável. É nesse contexto que o tema central da intervenção gira em torno do desenvolvimento do senso de pertencimento e do cuidado comunitário. 

Intervenção artística na favela do Savoyzinho (SP) | Foto: @gotadooceano.lab, @florareducacaoambiental e @soloomedia

O impacto esperado vai além da estética. Desde a conclusão da intervenção, Brean compartilha que percebe uma mudança na dinâmica da comunidade.

“As pessoas estão mais engajadas, oferecendo sugestões e participando ativamente das atividades. A transformação do espaço trouxe um novo ânimo, com um desejo renovado de cuidar do lugar onde vivem. Essa intervenção no Savoyzinho exemplifica como a arte e a comunidade podem se unir para criar mudanças significativas, ajudando a construir um futuro mais colorido e cheio de esperança para todos os moradores”, conclui. 

O projeto Comunidade Segura é uma parceria da Luta pela Paz com a Petrobras, via Programa Petrobras Socioambiental, operando transformações sociais positivas nas comunidades de Savoyzinho (São Paulo), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).

Você também vai se interessar por…