Em agosto o Residencial Nova Caiçara, em Sobral (CE), comemorou 10 anos desde a chegada dos primeiros moradores. Para celebrar essa data que marca a ocupação do maior conjunto habitacional do interior do Ceará, a Luta pela Paz lançou a campanha Projeto Nosso Caiçara, um conjunto de potências, com o intuito de revelar histórias de vida que são referência no território.
Dona Francisca chegou no Nova Caiçara em 2014, vó e bisavó, é uma das primeiras moradoras do residencial, onde viu crescer três gerações de sua família. Aos 66 anos, é idealizadora da Associação dos Moradoresela e integra o grupo de idosos Coletivo Periferia Viva, grupo que fomenta o diálogo sobre questões pertinentes à dinâmica do território, além da realização de práticas corporais voltadas para a terceira idade, promovendo saúde e bem-estar.
Marlon Pereira é atleta de jiu-jitsu e referência nacional no esporte. Com apenas 13 anos, o adolescente é detentor de 27 medalhas, 2 troféus e um cinturão, além de sustentar o posto de vice-campeão mundial (2023) do Abu Dhabi Combat Club (ADCC), um dos torneios de jiu-jitsu de maior prestígio do planeta. Exemplo dentro e fora do universo esportivo, o aluno do 7º ano do Colégio Militar Jarbas Passarinho possui uma rotina disciplinar dividida entre estudos e treinos, inspirando crianças, adolescentes e jovens a acreditar na educação como ferramenta de transformação social.
Nayla Nascimento é mulher trans, ativista do Movimento T e conhecida como “mamãe” pelas meninas trans do Nova Caiçara. Aos 21 anos, é referência em arte-dança e atua na articulação e produção cultural no território, pensando e construindo a agenda de eventos, mobilizando a comunidade e ajudando a aquecer a economia criativa no residencial.
Mesmo com marcadores sociais e trajetórias de vida distintas, todos possuem o mesmo sonho: ver o território prosperar cada vez mais. É essa a tônica que envolve os moradores no aniversário de 10 anos do Nova Caiçara, instigando o território a manter-se unido, continuar sonhando e, antes de tudo, se reconhecer como potência.
O projeto Nosso Caiçara, realizado pela Luta Pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.