O residencial Nova Caiçara recebeu em julho o curso de Corte de Cabelo Feminino, com aulas práticas que visam capacitar moradores do território para atuar no ramo da estética capilar. A ação aconteceu no Centro de Convivência Luta pela Paz (na quadra 16) e marcou a parceria da STDE – Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral com a Luta Pela Paz.
Realizado por meio do projeto Nosso Caiçara, o curso aconteceu nos dias 17 e 18 de julho, com carga horária de 14 horas. O intuito da formação é habilitar moradores da comunidade a desenvolver técnicas de cortes de cabelo, desde o mais básico ao mais complexo, tornando-os aptos para atuar no mercado de trabalho e investir no empreendimento local. Com foco no corte feminino, as aulas práticas foram realizadas em modelos reais, permitindo que os alunos pudessem experienciar a ambiência do cotidiano e desenvolver suas habilidades.
Para Ana Paula Sena, aluna do curso, a formação contribui para a geração de emprego e renda na comunidade.
“Foi muito importante e proveitoso, pois sempre tive vontade e curiosidade de aprender a cortar cabelo e essa foi uma oportunidade. Tivemos a confiança da professora em aprender nossos primeiros cortes, isso despertou o desejo de abrir nosso próprio negócio, além de inspirar os jovens a se tornarem grandes empreendedores e isso não tem preço.”
Já para Bruno Gomes, secretário da STDE, a realização do curso foi exitosa ao atender a demanda do mercado, mas também em integrar a iniciativa pública e o terceiro setor para gerar oportunidades ao território.
“É uma enorme satisfação para a STDE contribuir, por meio da política pública, para a qualificação profissional no Novo Caiçara. O curso foi desenvolvido pensando na alta demanda do mercado de profissionais da área da beleza e o resultado da formação foi muito positiva”, destaca ele.
Indagado sobre a prospecção de novos cursos para o Nova Caiçara, Bruno diz que “A STDE possui uma série de oportunidades que podem contribuir para o território. A exemplo disso, podemos destacar cursos em outros segmentos, formalização em empreendedorismo, oferta de estágios para jovens, além de direcionamento direto para vagas de trabalho”, afirma o secretário.
Para Ana Paula, a expectativa pela chegada de novos cursos no território é grande. “Tenho 39 anos e sei que ainda tenho muito a aprender e repassar aos jovens, sou muito grata à Luta Pela Paz e a STDE por nos proporcionar o curso de Corte de Cabelo Feminino e tenho certeza que esse será o primeiro de muitos”, reflete.
O projeto Nosso Caiçara, realizado pela Luta Pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.