Entramos no ritmo do breaking! Para quem não conhece ainda, trata-se de um estilo de dança esportiva que fará sua estreia como modalidade olímpica em Paris 2024. Entre os dias 18 e 21 de janeiro acontece o Breaking do Verão, na Praia de Copacabana, e a Luta pela Paz estará representada por jovens participantes do projeto Maré Unida neste evento internacional que une esporte, música e cultura urbana.
Patrocinado pela Petrobras, o evento é o maior festival de breaking do país. No total, 32 competidores participarão desta terceira edição do Breaking do Verão, e no primeiro dia acontece o Petrobras Breaking Day, quando os atletas do Time Petrobras, o b-boy Luan San e a b-girl Toquinha, darão um workshop de breaking para crianças e adolescentes de projetos apoiados pela empresa: o nosso Maré Unida e o Educar pelo Esporte, ambos do Complexo da Maré; o ViDançar, do Complexo do Alemão; o Centro de Referência Esportiva da Mangueira; e o Inspiração Caju.
Os projetos assistem crianças e adolescentes de suas comunidades por meio de esporte de diferentes modalidades, dança, reforço escolar, orientação profissional, apoio psicossocial, respeito social e cidadania. No encontro do Petrobras Breaking Day, esses jovens terão a oportunidade de aprender alguns movimentos iniciais do breaking, conversar e tirar fotos com os competidores.
Nos quatro dias do evento, competirão 16 b-boys e 16 b-girls, como são chamados os atletas do esporte. Entre eles, dois integram o Time Petrobras, grupo de atletas de alto rendimento patrocinados pela empresa: Luan San é o atual campeão brasileiro de Breaking; e Toquinha é campeã do Red Bull BC One Cypher Brasil 2023. Os dois paulistas são ainda integrantes da Seleção Brasileira.
“Estamos muito felizes com a terceira edição do Breaking do Verão. Pela primeira vez teremos entre os convidados b-boys e b-girls vencedores das Cyphers Fortaleza e Manaus, tornando a disputa ainda mais democrática. Também estamos de casa nova, a Praia de Copacabana, em pleno ano de Olimpíadas. Acreditamos que esse movimento será importante para divulgar ainda mais o esporte e torná-lo mais próximo do grande público”, afirmou Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.
Também marcam presença no evento os b-boys Phill Wizard, atleta Campeão Panamericano 2023 e integrante da Seleção do Canadá que conquistou vaga para os Jogos Olímpicos 2024; Lil Zoo, membro da tripulação do El Mouwahidin que já conquistou o título do Red Bull BC One, em 2018; o japonês Hiro10, campeão Freestyle Sessions 2023, em Los Angeles; e Nordiamon, russo, campeão do The World Battle 2023. Entre os atletas nacionais, estarão o b-boy Rato, integrante da Seleção Brasileira, mineiro e atual campeão do Breaking do Verão; e o b-boy Bart, atual vice-campeão do Red Bull BC One Brasil.
No grupo das b-girls destacam-se nomes como a russa Kastet, atual campeã do Breaking do Verão; a colombiana Luma, representante da Seleção da Colômbia e vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos 2023; Stefani, nascida na Ucrânia e radicada no Reino Unido, atual campeã do Red Bull BC One Last Chance Paris 2023; Carlota, representante da seleção da França e campeã do Red Bull BC One Cypher 2022; e Ana Fúria, da Seleção da Espanha. Além de Toquinha, a paraense b-girl Mini Japa, atual campeã brasileira de Breaking, é outra representante de peso do Brasil.
Naiara Xavier, mais conhecida como Toquinha, tem apenas 22 anos e vários títulos, entre eles o de atual campeã do CNDD Breaking Sport. Natural da comunidade Recanto dos Humildes, em Perus, zona norte de São Paulo, ela aprendeu a dançar ainda novinha, num projeto social na escola.
Já Luan San, de 32 anos, pode ser considerado um veterano na modalidade. Atual campeão do CNDD Breaking Sport, ele é um dos principais nomes do breaking nacional e está num intenso processo de preparação para as Olimpíadas de Paris, este ano.