Notícias

Com escuta e acolhimento, projeto MovePaz apoia famílias da Cabanagem

Com visitas domiciliares, articulação com a rede pública e aulas de esporte, o projeto fortalece vínculos e amplia acesso a direitos em comunidades vulneráveis de Belém.

Equipe de Suporte Social visitando comunidade Monte das Oliveiras, na Cabanagem – Belém/PA. Créditos: Ana Vitória Gouvêa/LPP

Em junho de 2025, a Luta Pela Paz chegou à Belém do Pará com o projeto MovePaz. Em parceria com a Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, via Ministério do Esporte e Governo Federal,  o projeto busca promover cidadania por meio de ações de suporte social e esporte. As atividades esportivas do projeto acontecem na Usina da Paz da Cabanagem e o atendimento da equipe de Assistentes Sociais se estende às comunidades adjacentes ao território. 

Os atendimentos técnicos-sociais são parte importante da teoria da mudança da Luta pela Paz e objetiva, por meio de diversas ferramentas e iniciativas, ajudar as famílias a resgatarem seu protagonismo social. Por meio de visitas domiciliares e da definição de prioridades junto às famílias, a equipe atua para estimular o protagonismo social e ampliar o acesso a direitos. Esse primeiro contato é decisivo para a formação e consolidação de vínculos, além de orientar os próximos passos.

“O objetivo principal nesta etapa do Projeto é apresentar para as famílias o que é o projeto e qual a finalidade da Equipe Técnica do Suporte Social, isto é, como o suporte social pode auxiliá-las quanto a orientação quanto aos seus direitos”, explica Paula Furtado, uma das Assistentes Sociais do projeto. “É nesse primeiro momento com a Família que o Assistente Social inicia a construção de vínculos de confiança”, complementa.

A construção dessa relação é fundamental para que as famílias compreendam os caminhos disponíveis e se sintam acolhidas. Além disso, esse vínculo prepara o terreno para a outra frente do MovePaz: o esporte como ferramenta de desenvolvimento pessoal e comunitário.

Raquel Santos, também Assistente Social do projeto, destaca a vulnerabilidade dos territórios atendidos. “A evasão escolar é uma realidade nos territórios, onde crianças e adolescentes estão fora da escola, sem saber ler e escrever e sem interesse de retorno.”, explica. “É importante destacar que o território, sendo vivo, também evidencia potencialidades. Famílias chefiadas por mulheres que têm suas formas de ganho e sobrevivência para complementar a renda familiar”.

Equipe de Suporte Social visitando comunidade Monte das Oliveiras, na Cabanagem – Belém/PA. Créditos: Ana Vitória Gouvêa/LPP

Para garantir a continuidade desse vínculo e ampliar o alcance do atendimento, diversas estratégias vêm sendo traçadas pela equipe. A primeira delas é a articulação formal com a rede socioassistencial pública. O diálogo efetivo com equipamentos públicos, como FUNPAPA, CRAS e CREAS, permite acompanhar efetivamente as demandas das famílias e viabilizar encaminhamentos efetivos.

Equipe de Suporte Social em reunião de articulação com a rede socioassistencial. Da esquerda para direita: Débora Fernandes, coordenadora do Anexo Silvio Leandro, Marcia Barbosa e Raquel Santos, assistentes sociais do MovePaz. Créditos: Raquel Santos/LPP

“Essa articulação é fundamental para definirmos abordagens mais eficazes e pensarmos em ações integradas, como mutirões e ações voltadas para o exercício da cidadania”, explica Rodrigo Mesquita, gerente de projetos da LPP.

Até o momento, foram mapeadas quase 130 famílias em três comunidades nos arredores da Usina da Paz da Cabanagem, em Belém/PA. A expectativa é que o MovePaz atenda, até o fim da implementação do projeto, 300 famílias no âmbito do Suporte Social, da Capoeira e Artes Marciais.

Equipe de Suporte Social visitando comunidade Monte das Oliveiras, na Cabanagem – Belém/PA. Créditos: Ana Vitória Gouvêa/LPP

O projeto MovePaz é uma realização da Luta pela Paz em parceria com a Vale, via patrocínio direto, e por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, via Ministério do Esporte e Governo Federal, cuja estratégia territorial de promoção social visa o combate à pobreza no bairro da Cabanagem, em Belém.

Você também vai se interessar por…