Notícias

Rebeca Lima Santos é OURO no mundial de boxe!

Rebeca Lima Santos, atleta da categoria 60 kg, cria da Maré e da Luta pela Paz, é OURO no Campeonato Mundial de Boxe 2025! A atleta, que é pentacampeã brasileira de boxe feminino, venceu neste domingo 14 de setembro a luta contra a polonesa Aneta Rygielska em Liverpool, na Inglaterra.

Da Maré para o mundo

Rebeca tinha apenas 7 anos quando viu atletas da Luta pela Paz correndo na Vila Olímpica da Maré. A partir daí, surgiu a curiosidade de conhecer as atividades da organização internacional que tem uma sede no Complexo da Maré. Assim que assistiu as aulas de boxe, se apaixonou e fez sua inscrição na modalidade. 

Foram seus treinadores, Roberto Custódio e Douglas Noronha,  que identificaram seu potencial e a incentivaram a participar do Campeonato Brasileiro de Boxe. A jovem atleta venceu e foi convocada para a base de treinamento da Seleção Brasileira, onde passou por uma série de avaliações e testes que selecionam os atletas que vão participar do principais campeonatos de boxe, incluindo as Olimpíadas. 

“Eu comecei a fazer boxe porque gostei do esporte, mas a mulher está querendo sobressair cada vez mais e saber se defender. Quando alguém implica comigo, os meu amigos falam brincando: – Não mexe com ela não, que ela faz boxe.” Estamos ultrapassando aquela barreira de considerarem determinado esporte “de homem” ou “de mulher”. E a mulher está conquistando cada vez mais espaço” – diz Rebeca.

“Uma coisa que eu sempre gostei muito na aula de boxe da Luta pela Paz é de como os treinadores motivam a gente. Eles incentivam muito quem está lutando. Eles falam: quando você conquistar, quando você ganhar… Falam com muita convicção que você vai conseguir! Quando eu estava treinando eles falavam comigo acreditando mais em mim do que eu mesma! E isso me fazia acreditar no meu potencial também”.

Em 2017, Rebeca conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Boxe Juvenil na categoria 60 quilos. Em 2018, a jovem escreveu seu nome da história do boxe brasileiro. A atleta venceu a luta das quartas de final do Campeonato Mundial Juvenil de Boxe, disputado em Budapeste, na Hungria, e se tornou a primeira mulher brasileira a subir ao pódio em mundiais juvenis. 

Em 2025 consagrou-se pentacampeã brasileira no Campeonato Brasileiro de Boxe Elite feminino, o principal evento do calendário nacional da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe).

Parabéns Rebeca, você inspira jovens a serem campeões e campeãs na vida! Por isso a Luta pela Paz existe, há 25 anos! 

Você também vai se interessar por…