Com mais de 230 participantes, o evento reuniu empresas, instituições e serviços gratuitos, gerando novas perspectivas de carreira e inclusão social.

No dia 13 de agosto, o Comunidade Segura realizou a Feira de Empregabilidade no CEU (Centro Educacional Unificado) Parque do Carmo, reunindo moradores em busca de oportunidades de trabalho, capacitação e serviços gratuitos. O projeto é uma realização da Luta pela Paz, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com atuação no Savoyzinho (SP), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).
Durante todo o dia, a comunidade teve acesso à orientação profissional, cadastro em banco de talentos, vagas de emprego e inscrições para cursos de qualificação. A programação contou com a participação de diversas instituições. A ManPowerGroup abriu as atividades com uma palestra sobre currículo, processos seletivos e carreira. Para vagas de jovem aprendiz, estiveram presentes Nurap, ESPRO, CIEE, NUBE e Cieds Coletivo Aprendiz. Já para vagas gerais, participaram o Supermercado Assaí, G4S Brasil, ManPower, Infojobs e Teleperformance.
Na área da saúde, o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) Cidade Líder II realizou testagens de HIV, sífilis e hepatites B e C, enquanto o Santa Marcelina ofereceu aferição de pressão e teste de glicemia. A feira também contou com uma roda de conversa sobre empreendedorismo, conduzida pela Emperifa, além de orientação jurídica gratuita com a OAB Itaquera. Ao todo, 237 pessoas participaram da ação.

Carol Maldonato soube da Feira de Empregabilidade pelas redes sociais e contou que a experiência foi um divisor de águas em sua trajetória. Após um ano e meio afastada do mercado de trabalho para cuidar do filho pequeno, ela saiu do evento já com uma entrevista marcada, que resultou em sua contratação como operadora de caixa. Além de se emocionar com a conquista, Carol destacou a importância das palestras que a orientaram sobre como se comportar em entrevistas, bem como o valor de ter contato direto com empresas que oferecem plano de carreira e oportunidades de crescimento. Estudante de Administração, ela ressalta que essa chance representa também uma possibilidade concreta de desenvolvimento dentro da nova função.
“Depois de um ano e meio procurando, passando por diversas entrevistas, eu consegui a grande chance que precisava”
-Carol Maldonato

Angelina dos Prazeres, de 17 anos, buscava seu primeiro estágio em administração. Estudante do segundo ano do ensino médio, ela destacou a oportunidade de contato direto com empresas e a inscrição em cursos de qualificação. Já Guilherme Joazeiro, 27 anos, programador, ressaltou a importância das orientações práticas recebidas e contou que a experiência mais marcante foi no estande do InfoJobs, onde obteve dicas para tornar seu perfil mais atrativo e se preparar melhor para processos seletivos.
Também em busca de recolocação, Marcos Gonçalves da Silva, 43 anos, que atua na área de segurança, soube da feira ao passar de ônibus pelo CEU e ver a faixa sobre o evento e decidiu participar. Ele se candidatou a vagas no Assaí e no grupo G4S, além de se cadastrar para futuras seleções. Para ele, o evento se destacou por unir saúde, qualificação e emprego, contribuindo para enfrentar a vulnerabilidade social.
Para o coordenador de empregabilidade da Luta pela Paz, Silvio Dutra, a feira superou as expectativas. “A ideia era criar um evento amplo, que oferecesse uma variedade de serviços e atividades à população, promovendo a conexão e integração comunitária entre empresas, organizações sociais e moradores da região. Acredito que esse objetivo foi atingido com sucesso, pois recebemos devolutivas muito positivas de todos os envolvidos e participantes”, destacou.
O Comunidade Segura é uma realização da Luta pela Paz em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atuando em Savoyzinho (SP), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).