Notícias

Eventos do Mês das Mulheres promovem autocuidado e bem-estar para moradoras de comunidades

Um momento de cuidado, conexão e conhecimento

Evento de mês das Mulheres em Guarulhos | Foto Isabella Soares

Com foco na saúde física e mental das mulheres dos bairros Jardim Centenário (Guarulhos) e Savoyzinho (São Paulo), o projeto Comunidade Segura realizou, nos dias 26 e 27 de março, dois eventos em comemoração ao Mês das Mulheres. A iniciativa, promovida pela Luta pela Paz em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, levou atividades voltadas ao autocuidado e bem-estar para as moradoras dessas comunidades.

Destinados a todas as mulheres dos territórios atendidos pelo Comunidade Segura, os eventos tiveram como objetivo oferecer um espaço de pausa e acolhimento para aquelas que dedicam seu tempo ao cuidado dos outros e, muitas vezes, se esquecem de cuidar de si mesmas. Ao longo dos dois dias, mais de 100 mulheres participaram das atividades.

Em Guarulhos, o evento aconteceu na Associação e Clube da Comunidade dos Pimentas, em parceria com a UBS Maria Luiza e o CRAS. A UBS realizou palestras sobre a importância do cuidado com a saúde mental e sexual das mulheres, além de oferecer testes rápidos de HIV e sífilis. Já o CRAS prestou atendimentos para atualização cadastral do Bolsa Família, inscrições no Cadastro Único e solicitações do auxílio Vale Gás. As participantes também puderam concorrer a sorteios de cortes de cabelo, hidratação capilar, manicure e pedicure.

Evento de mês das Mulheres em Guarulhos | Foto Isabella Soares

Já em São Paulo, o evento foi realizado no Instituto Savoyzinho e contou com uma roda de conversa sobre temas como autocuidado, saúde mental e educação na comunidade. O encontro proporcionou um espaço acolhedor para que as mulheres compartilhassem suas experiências. Para Sueli Ferreira, moradora da comunidade, eventos como esse fazem toda a diferença. “São grupos e eventos como esse que me salvam todos os dias.” Essa foi sua primeira participação em uma atividade do Comunidade Segura, após ser convidada por sua cunhada Josefa. Sueli contou que já participa de grupos na UBS do bairro e pratica exercícios físicos no CÉU Parque do Carmo. Agora, pretende acompanhar de perto as iniciativas do projeto.

Josefa dos Santos, moradora do Savoyzinho, destacou a importância do evento e manifestou a esperança de que mais iniciativas como essa aconteçam na comunidade. Mãe de um dos alunos atendidos pelo Comunidade Segura, cujo filho participa das aulas de futebol e muay thai, Josefa elogiou o projeto e deixou um recado para os pais do bairro:

“Os pais que ainda não conhecem o Comunidade Segura devem procurar se informar sobre as atividades e horários, pois é um projeto muito bom para as crianças. Sempre recomendo para as pessoas que conheço, porque ajuda os jovens a saírem das ruas. Nós, que moramos em comunidade, precisamos participar mais desse tipo de ação social.”

Josefa dos Santos

Jéssica Paolla, Coordenadora do Suporte Social e organizadora dos eventos, também falou sobre o processo de preparação das atividades. Ela destacou que cada detalhe foi pensado com carinho, desde a recepção até as lembrancinhas, com o objetivo de proporcionar um momento de acolhimento, leveza e afeto para as mulheres das comunidades. Segundo Jéssica, ver a transformação que um gesto simples pode causar na rotina dessas mulheres é o que mais a motiva: criar espaços onde o cuidado e o respeito sejam protagonistas.

O Comunidade Segura, que é uma parceria da Luta pela Paz com a Petrobras, via Programa Petrobras Socioambiental, operando transformações sociais positivas nas comunidades de Savoyzinho (São Paulo), Jardim Centenário e Parque São Miguel (Guarulhos).

Você também vai se interessar por…