Em sua 23ª edição, o evento reuniu centenas de jovens e adultos para participarem de batalhas de boxe, muay-thai e roda de capoeira
No último dia 26 de outubro, a quadra Rubens Vaz, no Complexo da Maré, se transformou em um verdadeiro palco de emoção e celebração durante a vigésima terceira edição do Evento Esportivo Comunitário, promovido pela Luta Pela Paz. O evento, que reuniu uma multidão de jovens e adultos, foi marcado por abraços, gritos de torcida e lágrimas de alegria, mostrando não só a força da comunidade, mas também o poder de mobilização que tem as competições esportivas.
Nesse contexto, as batalhas incluíram lutas de boxe, muay-thai e roda de capoeira, com a participação de diversas instituições que, assim como a LPP, utilizam o esporte como ferramenta para o desenvolvimento social. Entre elas, o Abraço Campeão, do Complexo do Alemão, e o Sempre Campeão, de Curicica, além dos times Vanilton Top Team e Team Dutra.
Segundo Roberto Custódio, Coordenador Esportivo da LPP, o objetivo do evento é preparar os jovens atletas para competições futuras e democratizar o acesso à essas batalhas. Além disso, “esses eventos visam fazer com que esses jovens se sintam protagonistas das suas próprias histórias através do esporte”, explicou.
Ana Caroline Belo, Diretora de Estratégias Territoriais da LPP, complementou a importância do evento, que serve também para mostrar o trabalho realizado na sede da LPP para a comunidade. “É uma oportunidade de expandir o alcance do nosso trabalho”, afirmou.
O evento também contou com a presença de Alan Duarte, fundador do Abraço Campeão e ex-atleta da Luta Pela Paz. Ele levou jovens de sua instituição para participar das competições e destacou o impacto positivo que a LPP teve em sua vida. “Hoje, tento oferecer as mesmas oportunidades que salvaram a minha vida quando mais jovem”, disse.
Oportunidade para novas conexões
Além das competições, o Evento Esportivo Comunitário promoveu interações entre os participantes e estandes de outros pilares da LPP, como Suporte Social, Desenvolvimento Pessoal e o Conselho Jovem. Dayana Christina, Assistente Social da LPP, ressaltou que o evento é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho da organização para além dos muros da academia e fortalecer os laços com a comunidade.
É válido ressaltar, portanto, que, nesses vinte e três anos de existência, o Evento Esportivo Comunitário se consolidou como uma importante plataforma de integração e desenvolvimento, reforçando a ideia de que o esporte é um caminho para a transformação social e pessoal dos jovens. Com um ambiente de união e celebração, o evento não apenas proporcionou competições emocionantes, mas também inspirou novos sonhos e conexões entre os participantes.
A iniciativa é uma realização do projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.