Notícias

Evento Esportivo Comunitário promovido pela Luta Pela Paz agita o Complexo da Maré

Em sua 23ª edição, o evento reuniu centenas de jovens e adultos para participarem de batalhas de boxe, muay-thai e roda de capoeira

23º Evento Esportivo Comunitário | Foto: Fernanda Dias

No último dia 26 de outubro, a quadra Rubens Vaz, no Complexo da Maré, se transformou em um verdadeiro palco de emoção e celebração durante a vigésima terceira edição do Evento Esportivo Comunitário, promovido pela Luta Pela Paz. O evento, que reuniu uma multidão de jovens e adultos, foi marcado por abraços, gritos de torcida e lágrimas de alegria, mostrando não só a força da comunidade, mas também o poder de mobilização que tem as competições esportivas.

Nesse contexto, as batalhas incluíram lutas de boxe, muay-thai e roda de capoeira, com a participação de diversas instituições que, assim como a LPP, utilizam o esporte como ferramenta para o desenvolvimento social. Entre elas, o Abraço Campeão, do Complexo do Alemão, e o Sempre Campeão, de Curicica, além dos times Vanilton Top Team e Team Dutra.

Segundo Roberto Custódio, Coordenador Esportivo da LPP, o objetivo do evento é preparar os jovens atletas para competições futuras e democratizar o acesso à essas batalhas. Além disso, “esses eventos visam fazer com que esses jovens se sintam protagonistas das suas próprias histórias através do esporte”, explicou.

23º Evento Esportivo Comunitário | Foto: Fernanda Dias

Ana Caroline Belo, Diretora de Estratégias Territoriais da LPP, complementou a importância do evento, que serve também para mostrar o trabalho realizado na sede da LPP para a comunidade. “É uma oportunidade de expandir o alcance do nosso trabalho”, afirmou.

O evento também contou com a presença de Alan Duarte, fundador do Abraço Campeão e ex-atleta da Luta Pela Paz. Ele levou jovens de sua instituição para participar das competições e destacou o impacto positivo que a LPP teve em sua vida. “Hoje, tento oferecer as mesmas oportunidades que salvaram a minha vida quando mais jovem”, disse.

Oportunidade para novas conexões

23º Evento Esportivo Comunitário | Foto: Fernanda Dias

Além das competições, o Evento Esportivo Comunitário promoveu interações entre os participantes e estandes de outros pilares da LPP, como Suporte Social, Desenvolvimento Pessoal e o Conselho Jovem. Dayana Christina, Assistente Social da LPP, ressaltou que o evento é uma grande oportunidade de mostrar o trabalho da organização para além dos muros da academia e fortalecer os laços com a comunidade.

É válido ressaltar, portanto, que, nesses vinte e três anos de existência, o Evento Esportivo Comunitário se consolidou como uma importante plataforma de integração e desenvolvimento, reforçando a ideia de que o esporte é um caminho para a transformação social e pessoal dos jovens. Com um ambiente de união e celebração, o evento não apenas proporcionou competições emocionantes, mas também inspirou novos sonhos e conexões entre os participantes.

A iniciativa é uma realização do projeto Maré Unida, realizado pela Luta pela Paz com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.

Você também vai se interessar por…