Educação ambiental e patrimonial, memória e afetividade são os pilares do Projeto Jovens Mobilizadores, que está sendo realizado desde setembro de 2024 no Residencial Novo Caiçara, em Sobral, Ceará, com o protagonismo de 10 jovens do território. A ação dos jovens mobilizadores é uma ação em parceria com a Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Habitação que tem como objetivo promover ações e intervenções no território no campo da educação ambiental e educação patrimonial.
Além dessas ações, os jovens estão realizando uma pesquisa no território, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, utilizando a metodologia do Inventário Participativo, que visa realizar um mapeamento cultural do território, além de ressignificar a percepção externa e dos próprios moradores da comunidade.
O objetivo das atividades é conhecer e difundir bens culturais, produtores e grupos ligados à arte e ao patrimônio do bairro. Os jovens participam de formações e práticas cotidianas explorando suas tradições, histórias e práticas, promovendo uma conexão mais profunda com o seu patrimônio cultural, são capacitados a conduzir entrevistas, coletar relatos e realizar registros visuais, contribuindo para a criação de um acervo cultural.
Lúcia de Fátima que é bolsista do programa comenta sobre o que mais lhe motiva a fazer parte dos Jovens Mobilizadores. “ Podemos pensar e propor benefícios para a comunidade, como transformação social e empoderamento para os moradores. Criamos uma conexão com a comunidade que gera aprendizagem para ambos os lados e reflete uma combinação de ideias pessoais e sociais que impulsiona os jovens.”
Os Jovens Mobilizadores já estão atuando no território
A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um deles:
YARA DO NASCIMENTO SILVA
21 ANOS
“Busco mais aprendizado e acredito que o projeto é uma boa oportunidade para compartilhar meus conhecimentos com outros jovens, e minhas habilidades em comunicação e proatividade”.
O que mais curto fazer: jogar futsal, assistir filmes e ouvir músicas.
TALISSON NERES
21 ANOS
“Busco no projeto melhorar a visibilidade do nosso território tendo em vista os conhecimentos que tenho dos moradores e compartilhar minhas habilidades em comunicação e uma boa oratória.”
O que mais curto fazer: sair com meus amigos para passear, dançar e ouvir músicas.
LÚCIA DE FÁTIMA
16 ANOS
“Sou muito comunicativa, trabalho bem em equipe, sou criativa, tenho capacidade de liderança e empatia.É muito importante para mim pensar e trazer benefícios para nossa comunidade.”
O que mais curto faze: estar com minha família reunida, dar aula de dança na sede da Luta Pela Paz e também jogar futsal.
JOSÉ CARLOS GALINO
20 ANOS
“Estou no projeto em busca de novas experiências, sou esforçado e sempre me destaco nas atividades”.
O que mais curto fazer: jogar bola e praticar atividades físicas.
MARIA CLARISSE
21 ANOS
“Sou muito comunicativa, proativa e aprendo rápido. O que me motiva a ser um jovem mobilizador é saber que futuramente boa parte da comunidade terá outra visão e valorizará mais o bairro”.
O que mais curto fazer: dançar, ouvir pagode e brincar com a garotada do meu bloco e estar com minha família.
ALAN DOS SANTOS
“Sou engraçado e também muito destacado. O que me motiva a fazer parte do projeto são as novas experiências”.
O que mais curto fazer: praticar atividades físicas e ouvir músicas.
VIVIANE SOUSA
18 ANOS
“Sou extrovertida, comunicativa e resolutiva, gosto de trabalhar em equipe e de ouvir a todos, o que me motiva no projeto é ver as potências culturais que não tem visibilidades e poder mostrar o que o Caiçara tem de melhor.”
O que mais curto fazer: ouvir músicas, maquiar, ler e assistir.
ERIK VENANCIO
20 ANOS
“Tenho habilidades de liderança e companheirismo. O que me motiva a ser um jovem mobilizador são as novas experiências e busco me tornar mais extrovertido.”
O que mais curto fazer: ouvir músicas e cortar cabelo.
CINTHIA SOUSA
21 ANOS
“Sou muito comunicativa, uma boa ouvinte e tenho bastante influência na comunidade. O que mais me motiva no projeto é poder ter momentos de troca com meus amigos.”
O que mais curto fazer: assistir, ouvir música e conversar.
GABRIELLE BANDI
20 ANOS
“Tenho espírito de liderança e companheirismo que podem contribuir para o projeto. Busco novos conhecimentos e desenvolver meu lado mais extrovertido.”
O que mais curto fazer: jogar bola e ouvir música.