Notícias

Luta Pela Paz leva capoeira às escolas públicas do Complexo da Maré 

Berimbau, agogô, pandeiro e atabaque. Da proximidade com os instrumentos à formação da roda de capoeira, os estudantes das escolas e creches municipais da Maré participam das aulas desta expressão cultural e esportiva, ministrada pelos educadores da Luta Pela Paz. A capoeira nas escolas é uma das ações do Maré Unida – projeto que visa promover o desenvolvimento do potencial de crianças, adolescentes e jovens moradores da Maré por meio do esporte, educação e suporte social.

As aulas de capoeira fazem parte da grade curricular dos alunos matriculados na Escola Municipal Nova Holanda, Escola Municipal Osmar Paiva, Escola Municipal Lino Martins, Escola Municipal Bartolomeu Campos de Queirós, Espaço de Desenvolvimento Infantil Moacyr de Goés e Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria Amélia. Além da atividade promover benefícios para a saúde física dos estudantes, independente das habilidades esportivas ou experiência, a capoeira nas escolas é uma importante realização da lei 10.639/03 – norma que estabelece a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da rede de ensino. 

“A Capoeira é uma prática esportiva que vai para além da disciplina, nela podemos explorar a criatividade da mente e as capacidades do corpo nas suas mais variadas formas. As crianças naturalmente já praticam capoeira quando brincam de bananeiras e estrelinhas, movimentos comuns para a infância, poder direcionar essas habilidades com os princípios do jogo de capoeira, é parte fundamental para, por exemplo, diminuir a violência nas escolas”, compartilha Arícia Vidal, Assistente Esportiva de capoeira. 

A realização das aulas de capoeira nas escolas municipais fortalece o importante papel do projeto  no território e a atuação de educadores, residentes do bairro, nas escolas e creches municipais da Maré e fortalece o vínculo da LPP com a comunidade.

O projeto Maré Unida é realizado pela Luta pela Paz com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, através da Lei estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer.

Você também vai se interessar por…