Notícias

Luta Pela Paz ressignifica Nova Caiçara com Arte urbana e Educação Ambiental

No meio do caminho tinha um muro. Tinha um muro no meio do caminho. E assim o residencial Nova Caiçara ganhou novos ares e cores no mês de julho, com ações de arborização e graffiti protagonizadas pelas juventudes do território. Idealizadas pela Luta Pela Paz, as atividades aconteceram na Quadra 1 e no Centro de Saúde da Família, com a participação de membros do Programa AJA – Agente Jovem Ambiental, crianças e adolescentes da comunidade.

Realizadas pelo projeto Nosso Caiçara, as intervenções urbanas têm como objetivo ressignificar o olhar da comunidade sobre o território e reafirmar o sentimento de pertencimento dos moradores, firmando a responsabilidade coletiva de preservar e cuidar do ambiente. A ação contou ainda com o apoio da SESEP – Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos de Sobral, responsável pela limpeza dos espaços.

Com foco na educação ambiental, a agenda promoveu o plantio de mudas em parceria com a AMA – Agência Municipal do Meio Ambiente e o Programa AJA – Agente Jovem Ambiental. Foram plantadas cerca de 50 espécies de árvores nativas, com o objetivo de melhorar a ambiência e o clima, contribuindo para o ciclo de chuvas, manutenção da umidade do ar e paisagismo do território.

Foto: Carlos Filho / Luta Pela Paz

Segundo Ytallo Duarte, membro do Programa Agente Jovem Ambiental, realizado pela SEMA – Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura de Sobral, a ação pactua o compromisso por um futuro sustentável.

“Enquanto jovem AJA, entendo a educação ambiental como fator de suma importância para conscientizar a comunidade sobre sua corresponsabilidade na preservação dos espaços que ocupamos. Nesse sentido, meu papel é o de instruir sobre os cuidados necessários com o meio ambiente, inspirando e engajando cada vez mais minha comunidade”, pontua.

Foto: Carlos Filho / Luta Pela Paz

Uma das estratégias utilizadas para a intervenção foi o graffiti, linguagem da cultura hip hop que dialoga com as juventudes e um dos maiores símbolos da comunicação periférica. “O graffiti é uma manifestação artística que gera impacto visual, é um convite desenhado com as cores e mensagens de afirmação que fazem o território. É arte urbana, é cultura e grito de paz, é a poesia da quebrada. Ações como essa da Luta Pela Paz exaltam os valores da nossa comunidade, criam oportunidades para as juventudes e abrem novos caminhos para um universo onírico chamado GRAFFITI”, afirma Neguiivan artista do Nova Caiçara que participou da ação.

Letícia Amorim é gerente do Centro de Saúde da Família João Abdelmoumen Melo, equipamento que recebeu uma das intervenções de graffiti e plantio de mudas. Segundo ela, a transversalidade da ação envolvendo arte, saúde e meio ambiente é fundamental para o exercício da cidadania.

“As revitalizações contribuem para ressignificar os espaços dentro da comunidade, principalmente em ambientes que havia descarte incorreto do lixo, um problema de saúde pública. A estratégia adotada ajuda na sensibilização, promove saúde e previne doenças. A intersetorialidade mais uma vez fazendo a diferença”, pontua a gestora.

O projeto Nosso Caiçara, realizado pela Luta Pela Paz em parceria com a Prefeitura de Sobral, tem o objetivo de promover o fortalecimento das políticas públicas e da rede comunitária no território Nova Caiçara, ressaltando o protagonismo das juventudes como instrumento de transformação social.

Você também vai se interessar por…